Varizes Voltam Depois da Cirurgia?

Muita gente reclama que, após ter suas varizes tratadas cirurgicamente, vê o problema reaparecer, às vezes em curto prazo. É preciso reconhecer que essa é uma reclamação mais frequente do que gostaríamos de admitir, como angiologistas. Não há como dar uma resposta definitiva nem tão pouco esgotar o assunto. Porém, algumas premissas podem lançar luz sobre a questão:

  • A Cronicidade da doença

    Não raro, o paciente costuma pensar o problema das varizes como curável, especialmente quando se submete a uma intervenção cirúrgica. Ora, as varizes constituem uma doença degenerativa, crônica, de caráter hereditário e que piora, sistematicamente, com o avançar da idade. Dessa forma, o tratamento não pode ser pontual e sim, deve ser continuado, tanto com medidas gerais e preventivas, quanto como com cuidados médicos específicos. As medidas gerais e preventivas promovem a melhoria da circulação venosa e poupam o sistema de sobrecarga. Os cuidados médicos específicos visam erradicar as varizes existentes no momento da avaliação.

  • Dificuldade no Controle dos Fatores que Predispõem as Varizes

    Somente para citar, alguns desses principais fatores:Sobrepeso
    Inatividade física
    Obesidade
    Uso de hormônios
    Número aumentado de gestações

    Claramente, a dificuldade em obter o controle ideal do peso e um ritmo adequado de atividade física está presente em grande parte de população. Em contrapartida, não seria razoável evitar uma gestação pelo risco de se desenvolver ou piorar um quadro de varizes. Também o uso de hormônios tem recomendação médica em diversos casos.

  • Maior Atenção Às Varizes, Após Tratamento Cirúrgico

    De forma geral, há uma tendência psicológica do paciente em prestar maior atenção a algum problema de saúde, após uma intervenção cirúrgica. Antes do diagnóstico, o problema das varizes pode passar despercebido ou ser minimizado. Após o tratamento cirúrgico, o paciente tende a focar mais no problema e, eventualmente, ter sua expectativa de cura frustrada em decorrência do aparecimento de varizes, novamente.

AGENDE SUA CONSULTA