Blog

5 mitos e verdades sobre o aparecimento de varizes

5 mitos e verdades sobre o aparecimento de varizes

O aparecimento de varizes é, certamente, uma das maiores preocupações estéticas da mulher após a meia idade. Os vasos aparentes podem deixá-la com vergonha de usar qualquer look em que pernas fiquem expostas.

Se você tiver alguma tendência genética, provavelmente, intervenções poderão ser necessárias. Mas há diversas formas de prevenção. Confira aqui no post alguns mitos e verdades sobre o aparecimento de varizes!

Mito: depilação causa varizes

A associação entre depilação e o aparecimento de varizes não poderia estar mais equivocada! A depilação não atinge as camadas de tecido no qual se encontram a maioria dos vasos sanguíneos suficientemente calibrosos para dar algum prejuízo estético. Além disso, não há nenhum dado científico que comprove essa relação.

As principais causas das varizes são a predisposição genética, o sedentarismo e os hábitos não saudáveis.

Verdade: meias elásticas melhoram a circulação

As meias indicadas para as varizes são aquelas que têm a capacidade de oferecer maior pressão nas pernas, melhorando o retorno venoso. Apesar de facilmente compradas em farmácias, elas devem ser indicadas por um médico.

Primeiro, porque elas possuem uma gradação de pressão específica, que deve ser indicada pelo profissional de Medicina. Segundo, as varizes podem ser o sintoma de algum quadro mais grave e as meias, ao aparentemente melhorarem o seu quadro, somente atrasariam o diagnóstico.

Mito: musculação causa varizes

Esse mito é interessante, pois ele contraria uma recomendação médica. Você sabia que o sedentarismo é uma das principais causas de varizes? Logo, as atividades físicas o previnem, em vez de contribuírem para o surgimento.

Quando se trabalha os músculos da panturrilha e da coxa há também um reforço no retorno venoso, pois a contração dos músculos influencia favoravelmente na circulação.

Verdade: anticoncepcionais podem agravar as varizes

O uso prolongado de anticoncepcionais provoca uma alteração hormonal, que causa alterações em diversas veias.

Os níveis de estrogênio presentes nas pílulas anticoncepcionais mudam o funcionamento das válvulas no interior das veias. Se você tiver alguma tendência familiar, esse hormônio poderá agravar e adiantar o aparecimento das varizes.

Controvérsia: saltos causam varizes

Alguns médicos dizem que sim e outros negam veementemente. Quem acredita na influência no salto nas varizes argumenta que a inclinação dos pés durante o uso gera um grave problema de circulação, que leva ao aparecimento desses vasos expostos.

Por outro lado, outros médicos também conceituados pensam que o uso do salto alto não é longo suficiente para gerar algum efeito significativo e também apontam para a falta de estudos científicos para estabelecer essa relação.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, consulte um médico angiologista. Ele te falará quais são as melhores indicações para o seu caso. É melhor investir em uma consulta do que comprar uma meia razoavelmente cara que você não usará! Invista também em uma alimentação saudável, rica em fibras e nutrientes, e na prática esportiva!

Ainda tem alguma dúvida sobre o aparecimento de varizes? Comente no nosso post!

Postado em: Notícias

Deixe um Comentário (6) →

6 respostas para “5 mitos e verdades sobre o aparecimento de varizes”

  1. Vanessa disse:

    Isso que queria saber sobre salto alto não uso muito mais de vez em quando gosto de usar

    • csathler disse:

      Prezada Vanessa, boa noite!
      A altura de salto ideal seria entre 3-4 cm. Saltos mais altos podem afetar suas articulações e encurtar os músculos. Calçados planos, sem salto não ajudam a promover uma contração muscular tao eficaz na panturrilha, considerada o coração das veias. Daí, você perderá um pouco a cada passo. Portanto, você deve escolher os saltos médios, ok? Abraço, Cláudia Sathler.

  2. celinha disse:

    após retirada à laser de micro vasinhos das pernas pode fazer drenagem já no dia seguinte?

    • csathler disse:

      Boa noite, Celinha! O tratamento deve ser extremamente individualizado e cada paciente seguir integralmente o plano de tratamento. Abraço!

  3. Ilda de souza santana disse:

    Bom dia,na minha perna direita tenho varises ñ é muita,mas msm assim me incomoda um pouco,me ajude por favor conhescir um rapaz so que ele ñ sabe que tenhi varizes, devo contarantes que ele veija?

    • csathler disse:

      Oi, Ilda! Por enquanto, conte primeiro ao médico angiologista, cuide-se! Quanto ao rapaz, prossiga conhecendo aos poucos, não precisa se precipitar. Abraço! Obrigada, Cláudia Sathler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA