Blog

A Tatuagem e as Varizes

A Tatuagem e as Varizes

Olá, minha gente querida que nos segue, vocês são a nossa inspiração! Outro dia, a Tatiana* me perguntou sobre a relação entre a tatuagem e as varizes e eu pensei:

“Acho que muito mais gente quer saber essa resposta”, daí vou fazer um post completo sobre isso! A tatuagem e as varizes andam juntas em muita gente!

*Nome fictício de uma leitora

Quero fazer uma tatuagem, mas tenho varizes;  o que devo fazer?

Inicialmente, acho interessante essa associação entre a tatuagem e as varizes porque muita gente considera as varizes um problema estético.

Complicações das Varizes: Não são apenas um problema estético

Sendo assim, quando alguém resolve fazer uma tatuagem na perna e nota ali alguns vasinhos estranhos, a primeira preocupação pode não ser com a saúde…

Mesmo que isso preocupe, parece que a tatuagem é prioridade sobre as varizes ou os vasinhos e é por isso mesmo que eu vou pegar nesse gancho para ajudar você!

Quero fazer uma tatuagem mas tenho varizes; o que devo fazer? Se essa é a sua dúvida, continue aqui e vamos entender melhor…

 

Qual a consequência das varizes e dos vasinhos na minha perna?

Antes de mais nada, raciocine comigo: o que leva um vaso a se dilatar e ficar deformado? Faz sentido pensar que uma pressão anormal dilatou esse vaso?

Consequentemente, assim como a pressão pode aumentar nas artérias (Hipertensão Arterial), faz sentido pensar que isso pode acontecer nas veias, também.

Contudo, o aumento da pressão nas veias causa sintomas específicos como dor e inchaço nas pernas, podendo causar lesões na pele, em graus avançados.

Para entender mais sobre o assunto, você pode consultar a nossa série Varizes: novos insights para um velho problema! Parte 1 – Introdução

Quais os riscos de descuidar das varizes? Progressão da Doença!

Mesmo que você já tenha feito uma cirurgia bem sucedida, a história natural da doença é progredir, ou seja, outras varizes vão surgindo no decorrer do tempo.

Quanto maior o tempo passado após a cirurgia, maior a probabilidade de formação de novas varizes, a menos que você mantenha os cuidados e visite regularmente o Angiologista.

Certamente, eu já disse isto antes e vou repetir: quem opera as varizes tem que aumentar os cuidados! As razões eu vou enumerar abaixo:

  1. Se você sofresse um infarto e um implante de prótese (“Stent”) em sua coronária, você iria comemorar com uma feijoada? Claro que não!
  2. Porém, é comum as pessoas pensarem que, após a cirurgia, podem deixar de lado as meias de compressão e outros disciplinas.
  3. Ainda que você tenha melhorado 100% dos sintomas, sabemos que a genética não muda. A tendência para desenvolver varizes permanece.
  4. Entretanto, você pode manter um controle adequado e ausência de sintomas, desde que siga as recomendações prescritas e as consultas regulares.

“Varizes sempre voltam”… aconteceu com você?

Posso fazer tatuagem tendo varizes?

Possivelmente, você leu até aqui, na esperança de obter essa resposta e eu não irei lhe decepcionar!

Minha posição como especialista é bem firme: Obviamente, você precisa procurar uma/um Angiologista antes de decidir-se pela tatuagem!

Não inverta os valores! A tatuagem é estética, é um desejo, é importante, mas não é fundamental. A sua saúde, sim, é fundamental!

Finalmente, segue um conselho médico e amigo: quanto mais saúde temos, mais preparados estamos para enfrentar um mal súbito e desconhecido (Exemplo: Novo Corona Vírus!).

A tatuagem pode atrapalhar o tratamento das varizes?

Infelizmente, a resposta é sim! Porque, para tratar as varizes e os vasinhos, muitas vezes temos de usar um Laser transdérmico, que atinge a pele.

O Laser produz uma energia que, intencionalmente, atinge a estrutura alvo e causa um efeito previamente determinado. A cor da estrutura alvo interfere na ação do Laser.

Se a pele estiver pigmentada (bronzeamento, tatuagens) , a reação pode ser inteiramente diferente daquela esperada.

Obviamente, ainda há lugar para a cirurgia, mas muitíssimos casos são tratados com LASER E OUTRAS TECNOLOGIAS AVANÇADAS.

Leia agora  10 respostas sobre o tratamento de vasinhos com laser que você precisa ler!

Tratamento com laser transdérmico

Conclusão

Espero ter ajudado você a se decidir, que siga o nosso conselho e não adie mais! Se estiver em Belo horizonte, Betim, Nova Lima, Contagem ou em Minas Gerais, segue o nosso contato:

https://www.claudiasathler.com/localizacao-contato/

Também sugerimos que entre no site da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e saiba mais sobre a nossa especialidade:

http://www.sbacv.com.br/artigos/medicos/origem-e-importancia-da-angiologia

http://www.sbacv.com.br/imprensa/releases/campanha-alerta-para-riscos-de-tratar-varizes-e-vasinhos-nas-pernas-inadequadamente

Se quiser conferir outro artigo sobre a Progressão das Varizes, leia O que são varizes recidivadas? As varizes voltam após o tratamento?

Se você gostou desse conteúdo, volte ao início e avalie com 5 estrelinhas, porém não deixe de curtir e compartilhar. Além disso também queremos também que deixe o seu comentário e sugestão de qual assunto você gostaria que abordássemos aqui. Abraço!

Postado em: Informativo

Deixe um Comentário (2) →

2 respostas para “A Tatuagem e as Varizes”

  1. Sônia Eller ramos disse:

    Bom dia!! Queria saber sobre a veia no pescoço. ( Caótica). Precisamos fazer avaliação delas?O quê traz de negativo???

    • csathler disse:

      Ola, Sônia!!! A Carótida é uma artéria e o problema que ela pode ter é uma placa de gordura, como essas que podem entupir as coronárias (artérias do coração). Visite o seu cirurgião vascular e, se necessário, ele pedirá um Doppler para avaliar suas artérias carótidas. Grande abraço, Cláudia Sathler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA