Blog

Angiologista: Descubra agora o que esse médico faz e que doenças trata

Angiologista: Descubra agora o que esse médico faz e que doenças trata

5 (100%) 1 vote


Algumas pessoas dizem, equivocadamente, que o angiologista é um médico responsável por tratar varizes e somente isso. Porém, essa é uma visão muito longe da verdade. Na realidade, o angiologista é um médico que se especializa em tratar e cuidar do sistema vascular. Talvez, por isso, cause esse equívoco na grande maioria da população.

Em terras brasileiras, o angiologista trabalha em conjunto com o cirurgião vascular.

Eventualmente, o mesmo médico acumula as duas especialidades. Via de regra, o cirurgião vascular é o responsável por fazer os procedimentos operatórios enquanto o angiologista é responsável pelo diagnóstico e o tratamento clínico (orientação e medicamentos). Por isso, é de responsabilidade do angiologista estudar e fazer o diagnóstico das doenças vasculares que podem ser tratadas clinicamente, ou seja, sem a necessidade de intervenção cirúrgica, o que é o tipo de caso designado especificamente para o cirurgião vascular.

De qualquer forma, essas duas especialidades são intercambiáveis e ambos estão preparados para ajudar os pacientes que têm problemas de circulação.

Em grande parte dos casos, o angiologista é procurado para fazer tratamento de varizes, vasinhos e microvarizes, algo que afeta uma grande parte das mulheres, que ficam preocupadas com além da saúde, estética. Apesar de ser ser algo frequentemente visto como uma preocupação feminina, não é bem assim, existem muitos casos de varizes em homens, portanto, a preocupação e os cuidados devem ser feitos por ambos os gêneros. Por isso, o angiologista trata essas doenças circulatórias ainda na fase inicial e trabalha para que a prevenção das mesmas também seja feita, seja orientando medicamentos ou indicando cuidados alimentares e hábitos saudáveis.

Porém, como dito anteriormente, o trabalho de um médico angiologista e/ou cirurgião vascular vai muito além do tratamento e prevenção de varizes. Exemplos de outras doenças que o angiologista trata e faz o diagnóstico são: Acidente Vascular Cerebral, aneurisma, pé diabético, trombose venosa, síndrome de Raynaud, arteriosclerose, lesões das artérias carótidas, neuropatia diabética, fístulas arteriovenosas, entre muitas outras. No caso da doença já estar em um estágio avançado ou até mesmo quando o quadro se agrava, é trabalho do angiologista fazer a avaliação do caso e orientar junto do cirurgião vascular que procedimento é o melhor a ser feito.

É de grande necessidade que haja frequentemente uma consulta com um angiologista e/ou cirurgião vascular pois a avaliação dele é crucial para que se tenha um diagnóstico precoce das doenças vasculares, sendo assim, mais fácil de serem tratadas. Como na maioria das doenças, quanto mais avançado for o quadro clínico, mais difícil é de ser revertido ou tratado.

Geralmente, as doenças do sistema vascular são silenciosas, difíceis de serem diagnosticadas, pois os sintomas só vem à tona quando o quadro está em um estágio mais avançado e perigoso. O sistema vascular é de grande importância para que o corpo humano funcione bem, pois é através dele que oxigênio e nutrientes são transportados para cada uma das células. Muitas vezes, as pessoas parecem se esquecer da importância que o sistema vascular tem, por isso, acabam deixando que um problema, que às vezes é de fácil solução, se agrave. Por isso, ressalta-se a importância de consultas de rotina com um angiologista e/ou cirurgião vascular para que se busque a prevenção e se for o caso, um diagnóstico precoce.

 

Veja abaixo os principais motivos pelos quais os pacientes vão ao angiologista:

 

● Dormência na panturrilha

● Formigamentos

● Câimbras

● Dificuldade para andar

● Dor e/ou inchaço nos membros

● Sensação de peso nos membros inferiores

● Coceira

● Veias arroxeadas ou azuladas

● Alteração de temperatura

● Queimação nas pernas e nas plantas dos pés

● Cansaço dos membros inferiores

 

Quer saber por que é importante fazer uma consulta com o angiologista e/ou cirurgião vascular? Veja abaixo:

 

● Ser bem orientado com relação aos cuidados do dia a dia

● Obter um diagnóstico precoce de doenças vasculares

● Diminuir complicações vasculares em pacientes diabéticos

● Tratar de varizes para melhorar a autoestima e o bem-estar

● Controlar e até mesmo prevenir tromboses

● Prevenir complicações da arteriosclerose, como por exemplo, amputação de membros

● Para prevenir um AVC – também chamado de derrame

Sabendo disso, é notória a importância de se consultar com um bom angiologista e/ou cirurgião vascular. Você já viu nos parágrafos anteriores algumas das doenças que o angiologista trata. Mas que tal aprender um pouco mais sobre 5 delas?

 

Abaixo, aprenda um pouco mais sobre 5 doenças que o angiologista trata:

 

Varizes

As varizes são dilatações das veias. As veias possuem uma elasticidade natural necessária para o movimento sanguíneo, com o decorrer da vida e dos movimentos naturais, ocorrem então, pequenos pontos onde a elasticidade se perde, ficando pequenos espaços frouxos, onde o sangue se acumula. As varizes podem ser tratadas pelo angiologista e/ou cirurgião vascular sem necessidade de intervenção cirúrgica ou com procedimentos minimamente invasivos, como a utilização do Laser.

Aneurisma

Diferente das varizes, o aneurisma trata-se de uma dilatação de artéria. Como as artérias se dilatam, acaba-se tendo um risco de rompimento. Essa doença pode ser originada de diversos fatores, mas o principal é a hipertensão. Nesse quadro clínico, o papel do angiologista e/ou cirurgião vascular é tratar antes da ruptura e também após.

Vasculite

A vasculite é a inflamação tanto de veias quanto artérias, quando ocorre as estruturas se tornam ineficientes, o que faz com que o sangue se movimente com lentidão pelas veias e artérias. Existem consequências graves quando a vasculite ocorre, pois decorrem da vascularização inadequada de determinados órgãos e regiões. Sintomas como dores musculares, febre, cansaço e dores nas articulações são indícios de vasculite, aos primeiros sintomas, um angiologista deve ser consultado, pois é o médico capaz de tratar a doença corretamente.

Aterosclerose

Sendo uma doença progressiva, a aterosclerose ocorre quando gorduras são acumuladas nos vasos sanguíneos. Sabendo que o sangue que corre pelas artérias é levado para órgãos e tecidos, fica claro que qualquer obstrução nesse caminho pode ser fatal, capaz de levar o paciente a sofrer um ataque cardíaco. Por essa razão, descobrir a doença e tratá-la ainda nas fases iniciais é uma questão vital.

Acidente Vascular Cerebral

O AVC acontece quando ocorre a aterosclerose em artérias que levam sangue ao cérebro. A deficiência de sangue no cérebro impede suas funções básicas, fazendo com que diversas alterações ocorram de acordo com o lugar alvo da isquemia, seja a dificuldade na fala, nos movimentos, paralisia facial e outros sintomas.

É isso aí!

Esperamos ter ajudado você a entender melhor as especialidades em que atuamos em nossa clínica.

Um abraço e até o próximo post!

Postado em: Informativo

Deixe um Comentário (0) →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA