Blog

Como prevenir varizes: 5 dicas simples para você seguir

Como prevenir varizes: 5 dicas simples para você seguir

Variz é o nome dado a uma veia tortuosa e dilatada que não consegue mais manter o fluxo de sangue de volta ao coração. O sangue acumulado acaba provocando dores, inchaço, sensação de queimação e de peso na região — geralmente as pernas. As varizes chegam a afetar 70% dos brasileiros, variando de um grau leve que gera apenas um pequeno comprometimento estético a casos graves que podem ter complicações fatais.

Mas apesar de tanta gente ser afetada pelas varizes, algumas mudanças simples nos hábitos de vida podem ajudar a preveni-las. Confira aqui algumas delas:

Não fique parado

Passar horas na mesma posição, seja em pé na fila do banco ou sentado na mesa do trabalho, é péssimo para a circulação sanguínea. Isso ocorre porque as veias dependem das contrações dos músculos, em um sistema chamado de bomba muscular, para mandar o sangue de volta ao coração.

Se você fica parado, sem contrair a musculatura da perna, o sangue se acumula e aumenta a pressão sobre as paredes das veias, aumentando a chance das varizes surgirem ou piorarem.

O segredo, então, é não ficar muito tempo parado, se levantando e realizando alongamentos ou uma caminhada até o banheiro, por exemplo, a cada hora. Se isso não for possível, levante os dedos dos pés e o calcanhar durante alguns minutos para movimentar os músculos e ajudar o sangue a voltar para o coração.

Use meias compressivas

Se algum dos seus pais tem varizes ou se você já começou a notar um inchaço nas pernas ao final do dia, já dá para usar meias compressivas, também conhecidas como meias elásticas. Essas meias aumentam a pressão sobre as pernas e, consequentemente, sobre as veias, de forma semelhante às contrações musculares, ajudando no bombeamento do sangue e impedindo a formação do inchaço.

Mas não pode ir à farmácia e escolher qualquer meia compressiva! As meias devem ser prescritas pelo médico, que irá considerar o tamanho da sua panturrilha e o nível de pressão necessário para o seu caso.

Abandone o cigarro

Como se já não houvessem motivos suficientes para parar de fumar, o cigarro ainda aumenta a viscosidade do sangue e provoca lesões nas paredes dos vasos sanguíneos. Ambos os processos acabam dificultando o trabalho das veias e favorecendo a formação de varizes.

Para quem já tem alguma variz, então o cigarro é proibido! O sangue mais viscoso e o processo inflamatório nos vasos podem gerar um trombo e levar a um quadro de trombose venosa profunda ou até mesmo de tromboembolismo pulmonar, que pode ser fatal.

Evite o calor

Saunas, banhos quentes ou até mesmo a exposição direta ao sol fazem com que os vasos do corpo se dilatem e acumulem sangue. Assim, nas veias que já estão predispostas a formar varizes, o calor pode ser o fator que faltava.

Descanse com os pés para cima

Apesar de a gravidade ser a inimiga que faz com que o sangue se acumule nas pernas e não consiga voltar ao coração, ela também pode ajudar e muito a prevenir as varizes! Para isso, basta colocar os pés em um nível acima do da cintura e esperar que a gravidade faça sua função, trazendo o sangue de volta e aliviando o inchaço.

Para aproveitar ainda mais o momento de descanso, estimule a circulação realizando massagens de drenagem nas pernas.

E aí, aprendeu como prevenir varizes? Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo pra gente!

Postado em: Notícias

Deixe um Comentário (0) →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA