Blog

Dor nas pernas pode ser sintoma de problema de circulação

Dor nas pernas pode ser sintoma de problema de circulação

Todo mundo já sentiu dor nas pernas em algum momento por motivos distintos. Um esforço muscular maior, um trauma local, uma fratura óssea, uma inflamação articular e até mesmo uma hérnia de disco na coluna lombar podem provocar incômodos, mas uma das causas mais comuns para essas dores são os problemas de circulação.

Quer descobrir mais sobre como a circulação pode provocar esse mal? É só conferir o nosso post!

Como é a circulação de sangue nas pernas?

As artérias que saem do coração levam o sangue oxigenado às pernas. Elas vão se dividindo em vasos cada vez menores até se transformarem nos capilares.

A essa altura, ocorre a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos. O sangue passa o oxigênio e os nutrientes para os tecidos e os tecidos passam o gás carbônico e as excretas produzidas pelas células para o sangue.

O sangue, com gás carbônico e excretas, vai passando dos capilares para as veias e retorna ao coração.

Como os problemas de circulação causam dor nas pernas?

Qualquer obstrução do fluxo sanguíneo que chega ou sai das pernas pode provocar dores.

Quando o sangue das artérias não consegue chegar aos tecidos das pernas — um quadro chamado de insuficiência arterial periférica — o tecido sofre com a falta de oxigênio, o que gera dores. É como quando falta gasolina no motor e ele pode parar de funcionar; da mesma forma, a pessoa com obstrução de artérias nas pernas pode ter de parar de andar para se recuperar da dor e da fraqueza que a falta de circulação arterial causa.

Já quando o sangue não consegue sair pelas veias e fica acumulado no tecido, mais uma vez as dores ocorrem. Isso ocorre em quadros de insuficiência venosa periférica — as famosas varizes — de tromboflebites ou de trombose venosa profunda.

Como é a dor da insuficiência arterial periférica?

Na insuficiência arterial periférica, a dor surge durante uma caminhada, uma atividade física mais vigorosa ou ao subir escadas ou ruas inclinadas. É também forte, progressiva, aumentando à medida em que o músculo se ressente da baixa no aporte de sangue devido à obstrução. O indivíduo é forçado a parar a caminhada por alguns minutos, descansar e só então retomar a atividade. Pode alterar a marcha, como que andar mancando, devagar, sem conseguir caminhar normalmente.

Como é a dor das doenças venosas?

Quando o problema se refere às veias, a dor surge lentamente ao longo do dia e atinge seu grau máximo à noite, estando relacionada ao tempo em que o indivíduo ficou em pé ou em uma mesma posição durante o dia. A dor costuma ser em queimação, acompanhada de inchaço e sensação de peso na perna, já que o sangue está acumulado no tecido. A melhora ocorre quando os membros inferiores são elevados e a gravidade ajuda na drenagem do sangue.

Além disso, quadros agudos de inflamação da veia, como na tromboflebite, ou obstrução de uma veia calibrosa, como na trombose venosa profunda, geram dores fortes, acompanhadas de vermelhidão, inchaço e calor no local. Nesses casos, é necessário passar por uma avaliação médica imediata, já que o quadro pode se complicar e comprometer órgãos vitais, como os pulmões (embolia pulmonar).

Como cuidar da circulação da perna?

Cuidados gerais, como evitar o excesso de peso, praticar atividades físicas regularmente, evitar o sedentarismo controlar a pressão arterial e ter uma dieta saudável são válidos para a saúde dos vasos como um todo, favorecendo a melhora dos quadros venosos e arteriais.

Além dessas, existem medidas específicas para cada condição, sendo recomendada uma avaliação do angiologista, o médico que cuida da saúde dos vasos e da circulação sanguínea.

Ainda tem dúvidas sobre como os problemas de circulação podem gerar dor nas pernas? Deixe um comentário!

Postado em: Notícias

Deixe um Comentário (4) →

4 respostas para “Dor nas pernas pode ser sintoma de problema de circulação”

  1. Marcos santos disse:

    estou com uma inflamação no tendão de aquiles a mais de 3meses, tambem tenho uma artrite nos joelhos , esses sintomas tem algo haver com a insuficiência venosa que tenho?

    • csathler disse:

      Bom dia, Marcos!
      Inflamação no tendão de Aquiles e artrite nos joelhos podem prejudicar o seu modo de andar e, consequentemente, prejudicar a sua circulação venosa. Marque sua consulta com o angiologista para uma avaliação completa. Abraço!

  2. albert victor mallet disse:

    1. evito excesso de peso
    2.pratico atividade fisica diariamente
    3não sou sedentario
    4. conytole a ptessão arterial semanalmente
    tenho uma dieta saudavel(sou vegetariano há 47 anos)
    Pergunto, comtodo o respeito,o que pode estar causando a dor em uma perna durante as ultimas horas da noite, (tenho algumas vaizes)

    • csathler disse:

      Boa noite, Albert! Uma das possibilidades seriam as varizes e, talvez, refluxo na veia safena, associado. Procure um angiologista, que deverá solicitar um exame de Doppler Vascular. Pode ser que a causa seja esclarecida. Espero ter ajudado, abraço, Cláudia Sathler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA