Blog

Microvarizes: saiba o que é e como prevenir

Microvarizes: saiba o que é e como prevenir

As microvarizes — os famosos vasinhos — são comuns nas pernas de muita gente. Embora não tragam risco significativo à saúde, elas representam um grau inicial da insuficiência venosa e podem gerar um prejuízo estético e emocional, fazendo com que muitas mulheres escondam a região. Mas afinal, o que são as microvarizes? É possível prevení-las? Vamos responder a essas perguntas aqui no nosso post. Confira!

Para saber mais sobre o tratamento com LASER e Aplicação de Vasinhos, disponível em nossa clínica e também conhecido como CLACS, clique em https://varizes.com.br/clacs/

O que são as microvarizes?

As microvarizes são denominadas pela medicina como telangiectasias. Na verdade, microvarizes é um termo pouco apropriado, uma vez que, podendo ser visíveis a olho nu, embora pequenas, não são microscópicas. Essas lesões de pele se caracterizam por um conjunto de veias fininhas, que não passam de 1mm de diâmetro, de coloração azulada ou avermelhada. O aspecto final é de uma teia de aranha formada por pequenos vasos sanguíneos.

Embora sejam discretas, as telangiectasias são perceptíveis a olho nu e podem atrapalhar o sonho de ter pernas impecáveis. Quase sempre, estão associadas com as veias reticulares dilatadas, essas de cor verde ou azulada.

O que causa as microvarizes?

Ainda não se sabe exatamente o processo por trás da formação das microvarizes, mas alguns fatores de risco são:

Genética

Pessoas com mãe ou pai com microvarizes têm chance maior de desenvolvê-las.

Sexo feminino

O estrogênio, o hormônio feminino, favorece a dilatação dos vasos, causando o surgimento das microvarizes.

Gestação

Além do grande volume abdominal e o ganho de peso prejudicarem o retorno venoso e fazerem com que as veias se dilatem, durante a gravidez há ainda uma grande concentração de estrogênio circulando, o que favorece mais ainda a formação das microvarizes.

Sedentarismo

A prática de exercícios físicos e até mesmo um simples alongamento e caminhada ao banheiro de hora em hora, no trabalho,  ajudam a musculatura da perna a mandar o sangue de volta para o coração, reduzindo o risco de microvarizes.

Calor

Altas temperaturas estimulam a vasodilatação e o acúmulo do sangue nos vasos da perna.

Pílula anticoncepcional

Como a maioria dos anticoncepcionais contém estrogênio em sua composição, seu uso também pode aumentar o risco de vasinhos e varizes.

As microvarizes trazem algum risco à saúde?

Já afirmamos que o incômodo das microvarizes não é puramente estético, mas uma classe inicial da insuficiência venosa. Entretanto, esses vasinhos acabam influenciando mais o estilo de vida e a autoestima do que trazendo preocupações quanto ao risco de complicação ou consequências graves.

O grande problema é que os fatores que levam à formação das microvarizes também geram as varizes que, quando calibrosas, podem se associar a flebites, tromboses e embolias pulmonares, podendo ser fatais.

Como prevenir as microvarizes?

A melhor forma de prevenir as microvarizes é afastando os fatores de risco. O ideal é que você tenha um peso saudável, pratique exercícios físicos regularmente, não fique na mesma posição por muito tempo durante o dia, evite ambientes muito quentes, como saunas, e descanse com as pernas para cima ao final dos dias mais exaustivos.

No caso das mulheres, não há como fugir do estrogênio, então a melhor opção é redobrar a atenção com os outros fatores.

Na dúvida, o mais indicado é procurar orientação do angiologista, que é o médico responsável por todas as doenças que envolvem os vasos. A retirada dos “vasinhos” deve ser feita apenas por um profissional qualificado e com experiência.

O tratamento com LASER TRANSDÉRMICO tem sido usado com grande eficácia nesses vasinhos.

Para saber mais sobre o tratamento com LASER, clique em LASER para vasinhos: vantagens e desvantagens

Tem mais alguma dúvida sobre as microvarizes? Convive com elas? Deixe sua opinião nos comentários!

Postado em: Informativo, Notícias

Deixe um Comentário (2) →

2 respostas para “Microvarizes: saiba o que é e como prevenir”

  1. Fábia Lima disse:

    Tenho vasinhos na região da coxa e panturrilha!! Posso fazer tatuagem ??

    • csathler disse:

      Olá Fábia! para saber ao certo, você deve ser avaliada pelo especialista em Angiologia. Nosso contato é: 31 32621862 ou Zap 31- 992845963. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA