Blog

O que são varizes recidivadas? As varizes voltam após o tratamento?

O que são varizes recidivadas? As varizes voltam após o tratamento?

As varizes são um problema de saúde sério que compromete não só a estética, como também a qualidade de vida de quem sofre deste mal. Afinal, o desconforto, a sensação de pernas cansadas, os inchaços, as dores e o aumento do risco de problemas circulatórios mais graves são realidades para que convive com o problema.

A boa notícia é que já existem tratamentos eficazes que eliminam de uma vez por todas esses vasos varicosos. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a eficácia dos tratamentos e a possibilidade de varizes recidivadas, ou seja, se elas podem voltar mesmo depois dos procedimentos de secamento e outras intervenções.  

Quem nunca escutou de uma amiga, da prima da vizinha ou da amiga da amiga que fez o tratamento para eliminar as varizes, mas, depois de tudo, elas voltaram?

Conheça a verdade por trás das varizes recidivadas e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Varizes recidivadas: o que são e por que acontecem?

A verdade é que após o tratamento que remove as veias dilatadas, essas não podem reaparecer, afinal foram eliminadas, certo?

O que acontece é que a propensão a desenvolver as varizes é, em suma, uma condição genética. Ou seja, a pessoa carrega esse gene em suas células, o que aumenta a vulnerabilidade dos vasos venosos ao aumento da pressão dentro das veias.

Além disso, os diversos tipos de tratamentos e procedimentos tratam apenas os pontos de refluxo e as veias comprometidas naquele momento.

Isso quer dizer que as veias que durante o tratamento estavam saudáveis – e, por isso, não foram tratadas, podem, num futuro, devido à carga genética ou fatores como alterações hormonais e estilo de vida, tornarem-se varizes, o que chamamos de varizes recidivadas. 

Como tratar as veias recidivadas?

Cerca de 20 a 30% dos tratamentos de varizes são por causa das varizes recidivadas.

Entretanto, com alguns cuidados e acompanhamento médico sistêmico é possível retardar o aparecimento das indesejadas varizes e, até mesmo, realizar novos tratamentos para secamento das recidivadas!

Conheça os cuidados essenciais para evitar o surgimento de novas varizes e promover o seu tratamento!

1. Faça um acompanhamento anual com o angiologista

Este tópico não é o primeiro à toa! Fazer um acompanhamento com o angiologista após o tratamento das varizes é fundamental para acompanhar a chance das varizes recidivadas e, ao primeiro sinal, começar o tratamento clínico inicial para controlar e retardar o seu aparecimento.

Neste tratamento podemos citar o uso de medicamentos venotônicos que aumentam a velocidade da circulação sanguínea e acompanhamento com exames Ultrassom Doopler (Duplex Scan), que irão identificar as principais vias de refluxo que podem causar varizes recidivadas e que deverão ser tratadas em uma nova cirurgia ou em novas sessões de secamento.

2. Mantenha um estilo de vida saudável

Uma boa alimentação e a prática de atividade física regular são pontos muito importantes para controlar o peso e melhorar a circulação do sangue nos membros inferiores. Exercitar-se por 30 minutos com atividades como caminhada já são suficientes para ajudar no combate das varizes. Por isso, movimente-se! 

3. Abandone de vez o cigarro

Vida saudável não combina com o hábito de fumar, não é mesmo? Além disso, o cigarro favorece o surgimento de problemas circulatórios e reduz a sua capacidade aeróbica, minando a sua condição física.

4. Use a meia elástica de compressão diariamente, quando prescrita

A gente sabe, pode ser bem chato usar as meias de compressão. Ainda mais no calor! Mas, resista à tentação de abandoná-las no fundo do guarda-roupa. Elas são ótimas aliadas no auxílio à prevenção das varizes e no combate aos sintomas, como inchaço, que elas causam.

Para tanto é indispensável usá-las regularmente e sempre seguindo o modelo e graduação de compressão da meia indicados pelo médico!

Embora as varizes recidivadas sejam uma realidade, abandonar o tratamento por medo que elas voltem é um erro!

Fazer o tratamento correto, cuidar do estilo de vida, investir em uma alimentação saudável e manter um acompanhamento médico constante é o caminho mais assertivo para combater e tratar as varizes – recidivadas ou não!

E você, sofre com varizes ou com as varizes recidivadas? Use os comentários e conte-nos como você tem lidado com o problema!  

Postado em: Eventos

Deixe um Comentário (0) →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA