Blog

O surgimento das varizes pode ser herança genética?

O surgimento das varizes pode ser herança genética?

Muito se fala que as varizes podem ser uma herança genética. Em rodas de conversas, você provavelmente já ouviu suas amigas dizendo frases como: “a perna da minha mãe tem muitas varizes. Vou me cuidar porque, com certeza, também terei”.

Entretanto, será que essa é uma preocupação válida? A resposta é: sim! Deforma geral, varizes têm, sim, uma causa genética. Vamos explicar melhor esse mecanismo ao longo do post. Confira e informe-se!

Qual a relação entre varizes e a prevalência genética?

Apesar de não ser a única razão para surgimento dessa condição, grande parte dos casos (cerca de 80% a 90%) é causada por uma herança genética. Nesses casos, as varizes são chamadas de primárias. Elas são consideradas secundárias se a causa decorrer de lesões nas válvulas venosas por algum trauma ou trombose venosa.

Nas varizes primárias, as veias podem começar a se dilatar em idade bem jovem, acentuando-se após os 40, quando há uma mudança hormonal significativa na maioria das mulheres. Elas aparecem devido à perda ou ao enfraquecimento do tecido elástico da parede das veias, que se tornam dilatadas e tortuosas, comprometendo também o funcionamento das válvulas venosas.

Como surgem as varizes?

Quando o sangue é bombeado para fora do coração, ele é enviado com muita força — pelas artérias — para o membro inferior. Esse sangue vai a favor da gravidade, ou seja, sem nenhuma oposição maior.

A situação se complica quando o sangue deve retornar ao coração, subindo pelas veias. Ele tem de vencer a força da gravidade, que faz oposição ao fluxo. Em contrapartida, existem válvulas que se abrem permitindo a subida, mas travam, impedindo o sangue de refluir. Esse mecanismo é fundamental para impedir um aumento exagerado da pressão dentro das veias e as  varizes surgem quando tudo isso falha e o sangue começa a se acumular nas veias.

Como prevenir varizes causadas por herança genética?

Algumas medidas simples podem prevenir a indesejada herança. São elas:

  • Pratique exercícios de baixo e médio impacto, como caminhada, bicicleta,  hidroginástica e outros.
  • Faça musculação sem exagero nas cargas e aumentando a frequência das repetições;
  • Evite ficar muito tempo parada em uma mesma posição. Se ficar muito tempo sentada, dê uma caminhadinha curta, pois a cada pisada o sangue é bombeado para cima;
  • Mantenha sempre o mesmo peso. O excesso dele atrapalha o retorno venoso;
  • Descanse elevando os pés, sempre que possível.

Além disso, é importante ressaltar, que, assim que as primeiras varizes surgirem, você deve procurar a orientação de um médico. Evite ao máximo receitas caseiras e jamais utilize as meias de compressão sem a recomendação médica! Também não caia na tentação de utilizar aquelas pílulas que prometem acabar com as varizes. Não existem milagres quando se trata dessa condição e sim, o tratamento médico adequado!

Ainda tem alguma dúvida sobre a relação entre as varizes e a herança genética? Quer compartilhar sua experiência com nossas leitoras? Então participe e deixe seu comentário!

Postado em: Notícias

Deixe um Comentário (0) →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA