Blog

Os 5 melhores exercícios para evitar as varizes

Os 5 melhores exercícios para evitar as varizes

Dor, queimação, inchaço nos pés, sensação de cansaço nas pernas. Se você sente um ou mais sintomas como estes, você pode estar sofrendo de varizes!

E a preocupação, aqui, vai além dos prejuízos estéticos. Elas podem causar problemas circulatórios graves que comprometem a saúde e a qualidade de vida como um todo.

Embora seu aparecimento seja uma tendência genética, o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios (simples!) podem ser aliados importantes no combate às varizes, afinal, ajudam a controlar o peso, melhoram a circulação sanguínea, fortalecem os músculos e ainda favorecem o bom funcionamento das veias!

Conheça alguns desses exercícios para evitar varizes, deixe a preguiça de lado e comece hoje mesmo a movimentar o esqueleto!

1. Caminhada

Amada por muitos, a famosa caminhada é um excelente exercício para evitar as varizes. Isso porque mantem as pernas em movimento, melhorando a circulação dos membros inferiores.

E se engana quem acha que caminhada é somente na rua ou na esteira! Mudanças simples de hábitos como trocar o elevador pelas escadas pode ser de grande valia para melhorar o tônus muscular e a circulação, deixando, assim, as pernas mais leves.

 2. Alongamento das pernas

Super importantes para ativar a circulação de toda a perna, os alongamentos devem ser exercícios diários para quem tem tendência ou já sofre com as varizes.

Esticar as pernas, segurando a ponta dos pés, além de estimular a circulação, melhora a flexibilidade muscular.

Para quem fica muito sentado, um ótimo exercício é ficar na ponta dos pés e abaixar o calcanhar repetidamente por 5 vezes em cada perna. Depois, na mesma posição, alongar os músculos da perna, direcionando a ponta do pé para cima durante 10 segundos.

3. Levantamentos

Não, estes levantamentos não são aqueles típicos feitos nas academias, com pesos para fortalecer o bumbum! Neste caso, os exercícios são direcionados para a circulação dos membros inferiores.

Deitado de costas, com as mãos apoiadas nos glúteos, levante uma perna e segure-a na posição de L, perpendicular ao chão. Sinta o sangue fluir desde os pés até as coxas. Repita o procedimento com a outra perna. Faça este exercício pelo menos duas vezes ao dia – na hora de levantar e de deitar.

4. Pedalar

Andar de bicicleta ou fazer spinning é um excelente exercício para controlar e evitar varizes!

Isso porque pedalar, além de fortalecer os músculos, ativa a circulação dos membros inferiores, melhorando a função dos vasos sanguíneos, estimulando a panturrilha e o retorno venoso.

Porém, antes de se aventurar em exercícios mais pesados, lembre-se de fazer uma avaliação médica para evitar maiores problemas!

5. Pilates

Além de melhorar o tônus, a flexibilidade e o fortalecimento muscular, o Pilates promove a oxigenação do sangue, melhora a circulação e ainda ajuda no relaxamento e no alívio de dores nos membros inferiores e superiores. Excelente para quem já sofre com as varizes ou deseja evita-las.

Independente do exercício que você escolher praticar, para evitar as varizes, o que não pode é ficar parado!

Use os comentários e compartilhe com a gente como é sua rotina de exercícios para evitar as varizes.

Postado em: Eventos

Deixe um Comentário (10) →

10 respostas para “Os 5 melhores exercícios para evitar as varizes”

  1. Clara Ivana disse:

    Bom dia! Gostaria de saber se existe uma meia elástica específica para quem quer fazer academia e já tirou a safena e tem vaizes. obrigada

    • csathler disse:

      Oi, Ivana! Há opções sim, mas primeiro, consulte para ver como está seu quadro atual. Obrigada, Consultório Cláudia Sathler.

  2. Mirian disse:

    Tenho 16 anos e já sofro com problemas de varizes! Eu sofro bastante mesmo. Qual desses método vocês me indicariam ????

    • csathler disse:

      Oi, Mirian! Varizes podem acometer até mesmo as crianças! Procure um angiologista para fazer sua avaliação. Obrigada, Consultório Cláudia Sathler.

  3. ANANDA BATISTA DE SOUZA disse:

    Boa tarde, esta começando a aparecer umas veinhas vermelha e sinto bastante dor as vezes, posso fazer jump? Ou sera que piora?

    • csathler disse:

      Ola Ananda! Melhor procurar seu angiologista e fazer uma avaliação antes de iniciar os exercícios. Atenciosamente, Cláudia Sathler

  4. Aline disse:

    Ola tenho bastante varizes e estão calibrosas já fiz 4 sessões de escleroterapia ficou bom no começo ,mas está piorando de novo e normal ?

  5. Giovanna disse:

    Olá tenho 12 anos e tenho varizes nos glúteos, tive minha primeira mentrusção ,pode ser isso o motivo das varizes ? E como eu posso tratar ? Faço exercício desde 10 anos de idade na academia, estou muito incomodada 😥

    • csathler disse:

      Oi Giovanna! Procure um especialista em angiologia e/ou cirurgia vascular e faça uma avaliação. Quanto aos exercícios, são benéficos mas não devemos exagerar na carga. Faça-os sempre orientada por um profissional, ok? Obrigada pelo contato e um abraço! 🤗

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA