Blog

Por que é importante fazer o tratamento de varizes?

Por que é importante fazer o tratamento de varizes?

As varizes são extremamente comuns nas pernas das brasileiras, afetando cerca de 70% da nossa população em diferentes graus. Apesar de ser tão comum, é importante entender que essas alterações vasculares podem se tornar um problema sério e trazer complicações graves para o indivíduo, sendo importante tratá-las precocemente, sempre que possível.

Quer entender mais sobre por que é importante fazer o tratamento de varizes? É só continuar a ler o nosso post!

Ter varizes é grave?

Pode ser grave, sim. As formas mais avançadas da doença venosa incluem danos irreversíveis na pele e aumento do risco de trombose venosa. As varizes indicam que a saúde dos vasos não está muito boa e que é necessário realizar algumas mudanças de estilo de vida para melhorar a circulação, como praticar mais exercícios físicos e perder peso.

Além disso, o surgimento da variz é um aviso para que o indivíduo possa procurar um angiologista e iniciar um tratamento antes que a variz complique e gere outros problemas mais graves.

Por que é importante realizar o tratamento de varizes?

Além do prejuízo estético, as varizes podem complicar à medida que o sangue acumulado trombosa ou o tecido local deixa de receber oxigênio e nutrientes suficientes. Assim, as principais complicações das varizes são:

Flebite

O sangue parado favorece a irritação e a inflamação da parede do vaso, gerando vermelhidão, dor e edema (inchaço).

Eczema e dermatites

Irritado com as alterações provocadas pelas varizes, o tecido da pele pode desenvolver diversas dermatites . O mais comum é que o ferro do sangue se acumule no tecido e deixe a pele mais escura e que surja um eczema, deixando a pele mais grossa e provocando muito prurido (coceira).

Hemorragias

A pele sobre as varizes costuma ser bem fininha e se romper facilmente, gerando hemorragias.

Úlceras

O prejuízo à irrigação da pele acaba provocando o surgimento de úlceras — feridas arredondadas e profundas que demoram a cicatrizar e demandam diversos cuidados específicos. 

Trombose e tromboembolismo pulmonar

A trombose ocorre quando o sangue coagula e obstrui o fluxo no vaso. A perna pode ficar inchada, dura e vermelha, sendo necessária uma visita ao hospital. Se um pedaço do trombo se solta, ele pode chegar aos vasos do pulmão e impedir a chegada de sangue ao órgão, provocando uma sensação de falta de ar, dor no peito (dor torácica) e baixo nível de oxigênio no sangue — uma condição chamada de tromboembolismo pulmonar que pode evoluir para a morte.

Quais as opções de tratamento de varizes?

Existem diversas opções de tratamento de varizes, sendo necessário discutir com o médico qual a mais recomendada para cada caso. As técnicas mais comuns são:

Escleroterapia química

É comumente usada no tratamento de microvarizes e varizes de pequeno calibre, consistindo na injeção de substâncias químicas que destroem a parede das varizes e deslocam o sangue para veias mais saudáveis.

Cirurgia

Através de uma pequena incisão na pele, o cirurgião puxa a veia doente, extirpando-a completamente.

Laser

Assim como a escleroterapia química, nessa técnica a variz também é destruída só que com o uso de laser. O tratamento a laser pode ser através da pele (transdérmico) ou por dentro da veia (endovenoso) e é recomendado para  muitos dos casos outrora, cirúrgicos.

Radiofrequência

Após a introdução de um cateter dentro da veia varicosa, há a emissão de ondas de radiofrequência que destroem a arquitetura do vaso, fazendo-o atrofiar e secar.

Ficou convencido da importância de tratar as varizes? Siga a nossa página nas redes sociais e acompanhe as novidades do blog!

Postado em: Eventos

Deixe um Comentário (0) →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA