Blog

Qual a diferença entre o angiologista e cirurgião vascular?

Qual a diferença entre o angiologista e cirurgião vascular?

Angiologia e cirurgia vascular é a mesma coisa? Não. Até o ano de 2006, essas duas especialidades da medicina eram tidas como uma só, porém a necessidade de maior especialização em cada área fez com que elas fossem separadas.

Diante desse cenário, muita gente ainda confunde o que o angiologista e o cirurgião vascular fazem. Nós te ajudamos a sanar essa dúvida e aproveitamos para te contar a principal diferença entre eles. Acompanhe!

O que faz o angiologista?

O angiologista é o profissional da medicina que trata do estudo clínico das doenças que são relacionadas com o sistema circulatório. Essas doenças são localizadas nas veias e nas artérias do corpo humano. Varizes, tromboses e arteriosclerose são algumas doenças que o angiologista trata.

Para se formar como angiologista, o profissional deve antes se formar em medicina. O título de angiologista vem por meio de uma especialização e um estágio hospitalar. O angiologista pode trabalhar tanto na rede privada de saúde quanto na pública, assim como em postos de saúde, lecionando em universidades ou consultando em seu consultório particular.

O que faz o cirurgião vascular?

O cirurgião vascular é o profissional responsável pelo tratamento cirúrgico das doenças das artérias, dos vasos linfáticos e das veias. Cabe ao cirurgião vascular atuar no diagnóstico, estudo e tratamento cirúrgico das doenças dos vasos sanguíneos. Os tratamentos que o cirurgião vascular pode adotar são cirurgias convencionais ou por dentro dos vasos, chamadas de intervenções endovasculares. Entre as doenças que o cirurgião vascular pode tratar cirurgicamente, podemos destacar as que são causadas por trombos ou placas ateromatosas, ou seja, aneurismas, varizes e anastomoses. Os pacientes que sofrem se insuficiência renal crônica podem ser acompanhados por um cirurgião vascular na realização das fístulas arteriovenosas para hemodiálise.

A diferença entre os dois profissionais

É comum confundir os dois profissionais, tanto o angiologista quanto o cirurgião vascular. Essa confusão acontece porque, no Brasil, até o ano de 2006, as duas áreas eram uma só. Elas eram nomeadas como “Angiologia e Cirurgia Vascular”. As sociedades médias discutiram e chegaram a conclusão de que seria necessário separar as duas abordagens, clínica e cirúrgica. Essa separação se deu pela resolução CFM Nº 1.763/05.

Atualmente, as duas especialidades se complementam. O angiologista é o responsável pelo estudo das doenças vasculares e os métodos de prevenção delas. Depois de realizar um estudo detalhado a respeito do quadro do paciente consulado, o angiologista consegue chegar ao diagnóstico que vai colaborar para a elaboração do tratamento necessário.

O foco do angiologista é a prevenção e a recuperação da saúde dos vasos sanguíneos por meio de mudanças nos hábitos dos pacientes, inclusive os exercícios físicos. Já o cirurgião vascular é especializado nas intervenções e cirurgias dos vasos sanguíneos. As intervenções têm sido realizadas, cada vez mais, por técnica de baixa invasividade, ou seja, por dentro dos próprios vasos, denominadas intervenções endovlasculares.

Pelo fato da resolução CFM Nº 1.763/05 que separou a angiologia da cirurgia vascular ser do ano de 2006, muitos profissionais têm como formação Angiologia e Cirurgia Vascular, podendo atuar nas duas áreas.

Ficou clara a diferença entre as duas áreas? Deixe o seu comentário logo abaixo e nos diga qual desses dois profissionais você já precisou recorrer ou necessita de uma consulta.

Postado em: Notícias

Deixe um Comentário (8) →

8 respostas para “Qual a diferença entre o angiologista e cirurgião vascular?”

  1. Claudia disse:

    Boa tarde !BEM MEU TIO TEVE O PÉ AMPUTADO!E AGORA FOI ENCAMINHADO PARA O CIRURGIÃO VASCULAR!MAS SERÁ QUE ELE PODERIA SE CONSULTAR COM O ANGILOGISTA ?

    • csathler disse:

      Oi, Cláudia, bom dia!
      Conforme resposta por email, eu lhe expliquei que, de forma geral, o angiologista pode atender aos pacientes com doenças vasculares arteriais, venosas e linfáticas.
      Obrigada pelo contato,
      Cláudia Sathler

  2. Boa tarde, a aproximadamente a 2 anos venho sentindo formigamento nas pontas dos dedos e dormência nos braços e pernas do lado esquerdo, quando ando muito, sinto cansaço na perna esquerda e dor na panturrilha, a quem devo procurar obrigado.

    • csathler disse:

      Oi, Deolindo! Pode procurar o cirurgião vascular, que poderá orientá-lo. Abraço! Obrigada, Consultório Cláudia Sathler.

  3. maria do socorro barbosa disse:

    Bom dia!

    Tenho uma varise na curva por trás do joelho, fazendo exercicio fisico, deve ter se rompido, pois ficou ardendo e roxo o local, devo procurar o angiologista ou cirurgião vascular?

    Grata,
    Maria

    • csathler disse:

      Ola Maria!
      Ambos especialistas poderiam lhe ajudar; se estiver em Belo Horizonte, venha em nosso consultório onde você encontrará a Dra Claudia Sathler, especialista tanto em Angiologia, quanto em Cirurgia Vascular. Abraço!

  4. APARECIDA CARVALHO disse:

    Para tratar a doença ATEROMA CAROTÍDEO qual dos dois devo procurar???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA