Blog

Quatro exercícios que te ajudam a prevenir varizes

Quatro exercícios que te ajudam a prevenir varizes

Um grande percentual da população mundial sofre com varizes. Este número aumenta entre os profissionais, cujo trabalho os mantém sentados por horas. Além de trazerem um aspecto feio para as pernas, as varizes podem ser dolorosas, causando cansaço e inchaço nas pernas. Mas, apesar de poderem ser causadas por uma predisposição genética, existem algumas maneiras de prevenir varizes e reduzir a dor e o inchaço associados a elas. Neste artigo vamos te mostrar os melhores exercícios para evitar este problema.

Dicas de exercícios para prevenir varizes

Caminhadas

Este é o exercício mais simples e também o mais eficaz. Para prevenir varizes, é altamente recomendado que você mantenha as pernas em movimento constante. Andar a pé é muito eficaz para melhorar a circulação de suas pernas.

Esqueça desculpas como a falta de tempo suficiente e preguiça: em vez de tomar o elevador, suba as escadas e, em vez de pegar o carro para ir a algum local cerca de 3, 4 quarteirões de distância, faça um pequeno passeio.

Ao fazer estes simples esforços diários você terá grandes recompensas: as pernas ficarão mais fortes, prevenindo o aparecimento das varizes.

Pedalada

Caso você não tenha uma bicicleta para andar nas ruas e nem tenha acesso a um aparelho ergométrico, como das academias, você pode simular, em casa mesmo, o movimento de pedalada.

Deitado com as costas no chão coloque as mãos paralelas ao corpo, ou, se preferir, sob as nádegas para evitar sobrecargas. Eleve as pernas do chão no ar, pedalando como se você estivesse em uma bicicleta. Quanto mais você levantar as pernas, mais você favorecerá o retorno do sangue nas veias.

Elevação lateral de pernas

Ao contrário do exercício que você faz na academia, que são projetados para tonificar as coxas e nádegas, estes exercícios são destinados a melhorar a circulação sanguínea ao longo das pernas. Deitada no chão, com as costas apoiadas e as mãos sob as nádegas, levante uma perna de cada vez e a mantenha levantado e perpendicular ao chão, formando um L.

Mantenha sua perna para cima até sentir que o sangue está saindo dos seus pés em direção às coxas. Repita o movimento com a outra perna. Para completar o exercício, repita-o, ainda deitado, mas desta vez contra uma parede. Levante as pernas ao mesmo tempo, mais uma vez fazendo um L, e incline-se contra a parede por um tempo até sentir melhorar a circulação nas pernas.

Flexão de joelhos e tornozelos

Este exercício também é ótimo para prevenir varizes, pois melhora bastante a circulação das pernas. Deite-se no chão e lentamente puxe o joelho para o seu peito. Enquanto mantém essa posição, gire o tornozelo várias vezes. É importante fazer o movimento lentamente, mas com força, sem deixar que o seu pé fique solto. Repita várias vezes o exercício, alternando as pernas.

Outras dicas para evitar e prevenir varizes

Melhorar a sua circulação e tonificar seus músculos reduz o risco de desenvolver varizes. Além disso, existem outras pequenas dicas que podem ajudar a prevenir varizes:

  • Evite o excesso de peso;
  • Mantenha uma dieta rica em fibras e pobre em sal;
  • Procure usar sapatos de salto com 3 ou 4 cm de altura;
  • Mantenha as pernas elevadas, sempre que possível.

Pronto para começar a se exercitar e prevenir varizes? Compartilhe nos comentários outras dicas que você tenha para melhorar a circulação das pernas e diminuir as dores e o inchaço.

Postado em: Notícias

Deixe um Comentário (0) →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA