Blog

VARIZES-ORIGEM

VARIZES-ORIGEM

QUAL A ORIGEM DAS VARIZES?

Varizes e sua origem intrigam a humanidade desde sempre. Mesmo não competindo em letalidade com diversos tipos de câncer, elas nos rodeiam, nos incomodam, nos perseguem…

De onde viriam? Quais os porquês do seu indesejável surgimento?

Por qual motivo, em dias atuais, de tremendos avanços tecnológicos, as velhas varizes estão lá, se manifestando pelas coxas e pernas, sem pedir licença?

HERANÇA GENÉTICA

Sabemos que nossos pais nos legaram belos olhos e rins perfeitos, bem como podemos observar-lhes as pernas para inferir nosso futuro quanto às varizes.

As varizes têm incidência maior nas mulheres, em relação aos homens. Porém, se ambos, pai e mãe apresentarem o problema, você dificilmente escapará, mesmo se for homem.

A expressão desses genes  O surgimento das varizes pode ser herança genética? que predispõem as varizes é traduzida em certa fragilidade ou vulnerabilidade das paredes e válvulas das veias.

As veias são constantemente afetadas pela pressão hidrostática do sangue que flui em seu interior. Essa pressão aumenta sempre que estamos de pé, parados e reduz quando andamos.

O sangue venoso precisa retornar ao coração. A ação da força da gravidade está em contínua oposição ao fluxo venoso nos membros inferiores a partir do momento em que nos levantamos da cama, até a hora de deitar.

Em tese, as paredes venosas deveriam suportar essa pressão e as válvulas venosas deveriam impedir o refluxo do sangue no interior das veias. Podemos nascer com menor resistência nos vasos.

Além da inexorável carga genética, há alguns atores coadjuvantes que se somam para acelerar ou agravar o quadro das varizes. Mesmo sendo bastante conhecidos, devemos sempre nos lembrar:

FATORES DESENCADEANTES

Obesidade ou mesmo sobrepeso aumentam os riscos de doenças venosas, bem como os riscos associados aos tratamentos e o prognóstico da doença a longo prazo.

Sedentarismo está relacionado à piora das varizes pois a musculatura dos membros inferiores bombeia o sistema venoso. A perda de força dessa musculatura implica em déficit no retorno do sangue ao coração.

Gravidez é um estado fisiológico complexo e que traz sobrecarga para o sistema venoso, em vários aspectos, hemodinâmico (aumento do volume de sangue), ação hormonal e ação mecânica do útero expandido sobre as veias abdominais.

Todo o cuidado em face de um ou de vários desses fatores, genéticos ou desencadeantes, é pouco. Em termos da doença que afeta as veias, devemos falar em minimizar seu impacto por cuidados e intervenções médicas. Tratamento para varizes: conheça os 5 tipos

Saiba mais em http://sbacvmg.com.br/site/varizes/

Se você gostou deste conteúdo, curta abaixo e compartilhe nas redes sociais, agradecemos sua visita!

Postado em: Informativo

Deixe um Comentário (0) →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA