Blog

Como diminuir o nível de açúcar no sangue de forma natural?

Como diminuir o nível de açúcar no sangue de forma natural?

Os altos níveis de açúcar no sangue podem causar diversos problemas de saúde como a diabetes, no longo prazo e também favorecer o depósito de gordura na região abdominal, entre outros males. A hiperglicemia – elevação das taxas de glicose na corrente sanguínea – pode causar vários problemas dentre eles:

  • Falência renal;
  • Doença cardiovascular;
  • Problemas na visão;
  • Danos no sistema nervoso, também conhecido como neuropatia;
  • Infecções no tecido epitelial;

Por que o ganho de peso está relacionado ao açúcar?

Além de todos esses problemas, existe um em particular que muita gente tenta combater: o acúmulo de gordura. Quando nos alimentamos com um cardápio repleto de carboidratos simples isso resulta no que chamamos de pico de insulina.

Pra resumir, pense em toda massa branca: pão branco, arroz branco, macarrão amarelo, que não é integral, trigo refinado bem branquinho… Que entra em bolos, biscoitos, salgados, assados, pizza e por aí vai…

Voltando à insulina, ela um hormônio que serve como chave, que destranca a porta das células para deixar entrar a glicose, combustível do nosso corpo. Quando o nosso sangue encontra-se com muito açúcar/glicose, o qual foi liberado rapidamente depois que comemos as ” massas brancas “, o pâncreas precisa produzir muita insulina para levar essa glicose para as células. Mas, o que acontece quando comemos mais carboidratos do que precisamos?

A própria insulina encarrega-se de transformar esse açúcar em gordura e levar para dentro das células adiposas, como uma forma de armazenamento de energia. Isso ocorre principalmente na região abdominal.

Por que o nível de açúcar no sangue aumenta?

Bom, existem diversos fatores que estão associados a essa elevação nas taxas de açúcar como hereditariedade, predisposição genética, falta de exercícios físicos. Porém, a causa que está diretamente envolvida nesse problema é a nossa dieta.

Infelizmente nós nos alimentamos com grandes quantidades de carboidratos, a maioria, ” massas brancas “, como já explicamos antes. O pão de todo dia no café da manhã, o arroz do almoço e a macarronada no jantar. Sem contar os biscoitos, bolos, salgados e outras delícias na hora do lanche.

Todos esses alimentos possuem grande quantidade se carboidratos que, quando metabolizados se transformam em pequenas moléculas de glicose, a substância preferida do nosso corpo para produção de energia.

Como evitar que isso aconteça?

Uma boa alimentação é o ponto chave para que ocorra uma melhora no quadro da hiperglicemia (glicose alta), quando falamos em curto prazo e também do diabetes, a longo prazo. Veja abaixo em quais alimentos você pode investir para reduzir as taxas de açúcar no sangue:

Batata Yacon

Essa raiz possui uma substância bem semelhante àquelas encontradas nas fibras e ajuda a controlar a glicose. É um tipo natural de carboidrato complexo (contrário do carboidrato simples ou massa branca). Como o nosso organismo não consegue quebrar as cadeias de carboidrato rapidamente, a absorção de glicose se torna lenta.

Alho

Quem diria que um tempero tão simples e bastante usado na culinária brasileira poderia ser tão útil? Além de ser anti-inflamatório, o alho também ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e, é claro, os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Estudos feitos em ratos conseguiram mostrar a eficiência desse alimento para a função.

Gorduras do bem

Os chamados ácidos graxos monoinsaturados precisam fazer parte da nossa dieta. Eles estão presentes em grande quantidade no abacate e nas oleaginosas como as nozes e castanhas. Durante pesquisas, esses alimentos provaram que conseguem equilibrar a glicose em jejum. Também ajudam a diminuir a resistência à insulina.

Vinagre de maçã

Já muito apontado por ser um ajudante no emagrecimento, o vinagre de maçã também entra como um alimento que pode atuar na prevenção do diabetes. Beber uma colher de sopa de vinagre de maçã misturada com água pouco antes de comer ajuda a evitar o pico de insulina.

Alimentos com fibras

As fibras conseguem evitar que ocorra o tal pico de insulina citado logo acima. Ela também faz com que o açúcar dos alimentos seja liberado para as células de maneira lenta e gradual. Assim, fazer algumas substituições como o arroz, o pão e o macarrão pela sua versão integral e comer mais frutas e verduras reduz bastante os níveis de açúcar no sangue. Mas não abuse das frutas, pois elas também contêm grande quantidade de açúcar. pesquise as frutas que tem menor índice glicêmico, pois são as mais indicadas para consumo em caso de diabete.

Quer ficar sabendo de mais novidades sobre o assunto? Então assine a nossa newsletter!

Postado em: Notícias

Deixe um Comentário (0) →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA