Blog

Entenda o que é e o que causa varizes

Entenda o que é e o que causa varizes

Todo mundo já ouviu falar das varizes ou, pior, sofre com essas veias dilatadas nas pernas. Embora seja um problema comum, poucos entendem bem o que são as varizes, como elas são formadas e quais as causas dessa alteração. Quer aprender tudo isso? É só conferir o nosso post!

O que são varizes?

O termo varizes é usado para descrever veias dilatadas e tortuosas presentes no sistema venoso superficial. Embora as varizes possam ocorrer em qualquer parte do corpo, elas são bem mais comuns na perna devido aos efeitos da gravidade, como veremos a seguir.

Como as varizes são formadas?

Para entender de onde vêm as varizes é preciso entender antes como as veias da perna funcionam. As veias dos membros inferiores têm que lutar contra a gravidade e, por isso, elas possuem válvulas que impedem que o sangue volte em vez de seguir em direção ao coração. Para ajudar nesse processo, as contrações dos músculos da perna ajudam a movimentar o sangue e mantê-lo no caminho certo. Assim, se as válvulas e a bomba muscular estão funcionando bem o sangue consegue subir para o coração e não fica parado nas pernas.

Mas se por algum motivo as válvulas se enfraquecem ou as veias se dilatam, afastando suas paredes e assim impedindo-as de funcionar adequadamente, o sangue começa a se acumular. A pressão do sangue acumulado irrita as paredes do vaso, gerando um processo inflamatório com dor e queimação, e acaba provocando um inchaço dos tecidos ao redor.

Tudo isso dilata ainda mais o vaso e enfraquece as válvulas, piorando as varizes com o tempo.

Qual a diferença das varizes para os famosos vasinhos?

Os vasinhos ― ou telangectasias ― são lesões menores, com cerca de 1mm e mais superficiais, trazendo consequências apenas estéticas.

Já as varizes são tortuosidades azuladas que se elevam da pele, sempre mais calibrosas, tendo pelo menos 3mm de largura, e mais visíveis.

O que causa varizes?

As principais causas e fatores de risco são: genética, idade, hormônios femininos, calor, sobrepeso, gravideze sedentarismo.

A maior causa das varizes é a genética. Se há muitos casos de varizes na família isso indica que existem alguns fatores genéticos e hereditários, que estão passando dos pais para os filhos, que tornam as veias naturalmente mais fracas, predispondo-as a formar varizes.

A idade também contribui para o enfraquecimento das veias, o que faz com que as varizes sejam mais comuns em idosos do que em crianças.

Outro fator são os hormônios femininos, que provocam uma vasodilatação natural que facilita o acúmulo de sangue nas pernas. Então mulheres que utilizam anticoncepcionais orais ou realizam terapia de reposição hormonal durante a menopausa, aumentam o risco de desenvolver varizes. O mesmo processo de vasodilatação explica como o calor, tanto pelo sol durante o verão quanto em saunas e banhos quentes, também pode provocar as varizes.

Já o sobrepeso e a gravidez aumentam o peso sustentado pelas pernas e a pressão abdominal, dificultando o retorno do sangue. Por fim, o sedentarismo e a manutenção de uma mesma posição por horas, típicas dos trabalhos de escritório, prejudicam o funcionamento da bomba muscular que é essencial para que o sangue consiga subir pelas veias da perna.

Entendeu tudo sobre o que são as varizes e como elas são formadas? Qualquer dúvida deixe um comentário aqui!

Postado em: Notícias

Deixe um Comentário (0) →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA