Blog

Quais são as causas das varizes?

As varizes são uma preocupação constante, principalmente entre as mulheres. Além de interferir na estética, elas ainda causam desconforto e dores e, quando não são tratadas, podem se agravar. Por isso, no texto de hoje falaremos das causas das varizes, continue a leitura e saiba como evitá-las!

Entenda o que são as varizes

As varizes nada mais são que veias que se dilatam, ficando tortuosas e saltadas na pele. Essas mesmas alterações podem também ocorrer em vasos menores, que chamamos telangiectasias (menores que 1 milímetro; “spider veias”) ou veias reticulares (de coloração esverdeada ou azulada e parecem uma rede). 

São consideradas varizes ou veias varicosas aquelas que têm diâmetro maior que 3 milímetros, podendo estar associadas ou não à insuficiência das veias safenas.

Vale lembrar, que ambos são diferentes da doença das veias profundas, que estão localizadas no interior dos músculos. Elas causam cansaço, inchaço nas pernas, cãibras noturnas e outros desconfortos.

Causas das varizes

Para saber como prevenir as varizes é preciso entender quais são as causas. Abordaremos algumas a seguir.

Predisposição familiar

A genética influencia muito no aparecimento das varizes, portanto, se você tem familiares com esse problema, é importante tentar evitá-lo, principalmente porque ele se agrava com o passar dos anos. Dessa forma, mesmo que você ainda não tenha as varizes, pode estar mais propenso a desenvolvê-las.

Hormônios femininos

As mulheres são as que mais sofrem com as varizes e isso não é uma coincidência. Os hormônios femininos diminuem a força das paredes das veias, fazendo com que os vasos fiquem mais fracos e se dilatem. É exatamente por isso que métodos anticoncepcionais hormonais e a gravidez podem acabar aumentando as chances do surgimento de varizes.

Idade avançada

A idade influencia no aparecimento de varizes em homens e mulheres. Nos dois casos elas costumam surgir na puberdade, uma idade em que os homens crescem mais rápido e as mulheres começam a receber uma carga maior de hormônios.

Outra causa das varizes que está relacionada à idade é o fato de que, com o passar dos anos, o colágeno começa a diminuir cada vez mais, fazendo com que as veias se dilatem facilmente. Tanto que 70% das pessoas com até 70 anos passam por esse problema.

Sedentarismo

O sedentarismo é a causa de muitos problemas de saúde, incluindo as varizes. Ficar muito tempo sentado ou em pé prejudica a circulação sanguínea e faz com que elas possam aparecer. O sangue é bombeado para os membros inferiores, mas precisa retornar ao coração e a panturrilha é essencial nesse processo.

Quando você deixa a perna parada, a circulação do sangue acaba ficando lenta, pressionando, dilatando e danificando a parede dos vasos venosos.

Outra causa é o uso de salto muito alto ou o uso de nenhum salto. Usar salto muito alto pode atrapalhar a sua marcha e dificultar a contração da musculatura que bombeia as veias.

Em compensação, manter o pé completamente reto (sandálias rasteiras, sapatilhas ou chinelos planos) também reduz a força com que o sangue é bombeado. O ideal é usar um salto pequeno com cerca de três centímetros de altura, para que a perna fique em uma posição favorável para a circulação.

Tratamentos

O tratamento para varizes é feito por um angiologista/cirurgião vascular, que é o profissional que cuida das doenças vasculares. Entre os mais comuns estão a cirurgia convencional, a cirurgia a laser, radiofrequência, escleroterapia com espuma e escleroterapia com esclerosantes líquidos.

Somente o profissional poderá indicar qual é o melhor método para o tratamento das suas varizes, mas você pode conhecer melhor cada um deles neste outro texto.

Gostou do artigo? Então siga-nos no Twitter, no Facebook e tenha acesso a outros textos como esse!

Postado em: Eventos

Deixe um Comentário (0) →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA