Blog

Você saberia dizer qual o seu grau de varizes? Ou melhor, você tem varizes ou “vasinhos” ou veias? Saiba quais são as classes de doenças de circulação venosa pela CEAP

Você saberia dizer qual o seu grau de varizes? Ou melhor, você tem varizes ou “vasinhos” ou veias? Saiba quais são as classes de doenças de circulação venosa pela CEAP

Existem diversas doenças de circulação, ou seja, problemas de saúde decorrentes da má circulação sanguínea. Elas atingem um grande número de pessoas, e podem ter diversas causas, intensidades e consequências. A classificação CEAP veio para padronizar o relato das enfermidades que acometem as veias nos membros inferiores, uma parte importante do sistema circulatório.

É uma descrição de classe clínica (C), e que também leva em conta a etiologia (E), a anatomia (A) e a patofisiologia (P). Em outras palavras: qual a doença, por que ela se desenvolveu, onde ela atacou e como atacou. Veja, no post de hoje, quais são as classificações!

Classificações clínicas das doenças de circulação

Classe 0

Sem sinais visíveis ou palpáveis de doenças venosas. Pode haver sintomas nessa classe, devido a alterações do fluxo não visíveis a olho nu.

Classe 1

Telangiectasias e veias reticulares. São veias doentes de pequeno calibre; as telangiectasias não ultrapassam 1 mm; as veias reticulares têm entre 1 e 3 mm de diâmetro. Embora consideradas como um problema estético por muitos, estes vasinhos prejudicam a circulação venosa e causam sintomas expressivos com bastante frequência.

0 (1)

Classe 2

Veias varicosas. São veias com diâmetro acima de 3 mm, frequentemente visíveis ao exame físico básico.

Classe 3

Edema. É o acúmulo de líquido nos membros inferiores. Também  chamado inchaço.

3 (1)

Classe 4

4 (1)

A

Dermatite Ocre ou Eczema. No primeiro caso, há uma estase sanguínea (sangue correndo muito lentamente), e a pele absorve alguns componentes do sangue. O ferro presente na hemoglobina pode dar um aspecto de ferrugem em algumas áreas dos membros inferiores. O eczema varicoso faz a pele ficar inflamada, vermelha e escamar. É causado por um aumento de pressão dentro das veias.

B

Lipodermatoesclerose ou atrofia branca. A primeira deixa a pele dura e com aparência grosseira, além de causar inchaços. A segunda faz aparecer uma mancha esbranquiçada em algum membro inferior.

Classe 5

5 (1)

Úlcera venosa cicatrizada. Uma ferida se desenvolve devido a problemas de circulação. Após a cicatrização ainda é necessário acompanhamento.

Classe 6

6 (1)

Úlcera venosa aberta devido à doenca das veias.

Classificações Etiológicas das doenças de circulação

Ec: congênita

O paciente nasceu com a doença, ou a desenvolveu nos primeiros tempos de vida.

Ep: primária

A doença surgiu espontaneamente, sem estar associada a alguma outra causa.

Es: secundária

É uma complicação decorrente algum outro problema, frequentemente à trombose venosa.

En: sem causa venosa identificada

Não foram encontrados indícios de que a causa é um problema nas veias.

Classificações Anatômicas das doenças de circulação

As: veias superficiais

A veia doente é superficial.

Ap: veias perfurantes

O problema é em uma veia que leva o sangue de uma superficial para outra profunda.

Ad: veias profundas

A doença atacou uma veia profunda.

An: sem localização venosa identificada

Não foi descoberta uma veia atacada.

Classificações Patofisiológicas das doenças de circulação

Pr: refluxo

O sangue, que deveria seguir sempre acima, em direção ao coração, reflui no vaso, causando congestão, como se fosse um veículo na contra-mão, em via de mão única.

Po: obstrução

O fluxo sanguíneo está obstruído, em geral devido à formação de trombos.

Pr,O: refluxo e obstrução

A doença foi causada tanto por refluxo quanto por obstrução.

Pn: sem patofisiologia venosa identificada

A doença não teve identificada nenhuma causa ligada às veias.

Para prevenir as doenças de circulação, é muito importante ser fisicamente ativo, manter um peso adequado e seguir as recomendações de um especialista em angiologia para cada caso especifico.  Que tal dar uma conferida?

Postado em: Notícias

Deixe um Comentário (2) →

2 respostas para “Você saberia dizer qual o seu grau de varizes? Ou melhor, você tem varizes ou “vasinhos” ou veias? Saiba quais são as classes de doenças de circulação venosa pela CEAP”

  1. Lidia disse:

    Seu site é muito informativo, Claudia! Muito obrigada por compartilhar conosco!

    • csathler disse:

      Olá, Lídia!
      Compartilhar é um prazer e eu também agradeço a sua audiência e o seu comentário. Sinta-se à vontade para enviar sugestões de assuntos ou suas dúvidas em Angiologia.
      Abraço!
      Cláudia Sathler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA