Blog

“Varizes sempre voltam”… aconteceu com você?

“Varizes sempre voltam”… aconteceu com você?

“Varizes sempre voltam”… aconteceu com você? Em primeiro lugar, agradecemos a você, nosso leitor que tem seguido nossos artigos, curtido e comentado. Sua interação é importante!

“Varizes sempre voltam”… Essa é uma frase do tipo “lugar comum”aqui no Brasil. Estou curiosa para saber se ocorre também em outros países. Certamente, expressa uma frustração e para mim, especialista em varizes e “microvarizes”, não é motivo de alegria. Entretanto, onde há uma dor, há também uma oportunidade. Por essa razão, vamos abordar o assunto e tentar entender os porquês.

Operei varizes e estou cheia de varizes, novamente! Elas voltam?

O que terá acontecido? Essas varizes permaneceram, voltaram ou se desenvolveram após a cirurgia? Obviamente, somente duas das possibilidades acima podem ocorrer: 1.Varizes residuais;  2.Novas varizes, veias que se deterioraram após o evento da cirurgia.

Primeiramente, vamos explicar cada uma das duas possibilidades e depois, a razão pela qual as varizes não podem voltar. Entretanto, devemos reconhecer que a percepção de muitas pessoas é essa mesma: “Varizes sempre voltam”! Frustração! Evidentemente, ninguém gosta de disso, nem o paciente, nem o médico! Por que acontece a frustração? Como evitar isso?

Embora haja tanta informação sobre varizes e tanta evolução tecnológica, muitos ainda NÃO ENTENDEM QUE É UMA DOENÇA CRÔNICA, INCURÁVEL e PROGRESSIVA! Dessa forma, o problema começa quando a pessoa pensa no tratamento de varizes como um tratamento definitivo.

Se alguém for operado por apendicite, nunca mais terá o mesmo problema, o apêndice é extirpado, definitivamente! Entretanto, se operar de joelho, poderá ter problemas futuros nesse joelho, seja por problemas técnicos da cirurgia ou por novas lesões.

Varizes voltam? Varizes residuais: o que são?

Inicialmente, vamos esclarecer que a cirurgia de varizes propõe-se a extirpar um contingente significativo de veias danificadas.

Saiba mais em Varizes: novos insights para um velho problema! Parte 2- Causas

Consequentemente, a circulação venosa ocorrerá nas veias competentes, com melhora hemodinâmica. Sendo assim, quando boa parte das veias doentes foi extirpada, a cirurgia cumpriu seu propósito inicial. Por outro lado, após uma cirurgia, dois tipos de falhas podem ocorrer:

  • Falhas táticas;
  • Falhas técnicas.

As Falhas táticas podem ocorrer quando o exame pré-operatório falha em identificar as veias mais danificadas, os principais pontos de refluxo. As Falhas técnicas podem ocorrer quando há dificuldade de qualquer natureza na extirpação das veias doentes. Contudo, a consulta com especialista e um cuidadoso exame pré-operatório com mapeamento ultrassonográfico das veias (DUPLEX SCAN OU ECODOPPLER) podem reduzir as chances de falhas.

Novas Varizes: Progressão da Doença

Mesmo que a sua cirurgia tenha sido bem sucedida, a história natural da doença é progredir, ou seja, outras varizes vão surgindo no decorrer do tempo. Quanto maior o tempo passado após a cirurgia, maior a probabilidade de formação de novas varizes. Ao contrário do que pensam algumas pessoas, quem opera as varizes tem que aumentar os cuidados. Explico:

Se você sofresse um infarto e um implante de prótese (“Stent”) em sua coronária, você iria comemorar com uma feijoada? Certamente, não! Porém, é comum as pessoas pensarem que, após a cirurgia, podem deixar de lado as meias de compressão e outros disciplinas. Ainda que você tenha melhorado 100% dos sintomas, sabemos que a genética não muda. A tendência para desenvolver varizes permanece. Entretanto, você pode manter um controle adequado e ausência de sintomas, desde que siga as recomendações prescritas e as consultas regulares.

Por que as Varizes NÃO PODEM VOLTAR, após a cirurgia:

Possivelmente, você já ouviu a respeito da cirurgia de varizes: as veias doentes são retiradas através de pequenas incisões. Consequentemente, NÃO HÁ QUALQUER POSSIBILIDADE DE VOLTA, NESSE CASO. Entretanto, há uma possibilidade de formação de novos vasos doentes na região da cicatriz cirúrgica.

Esse fenômeno é chamado NEOVASCULARIZAÇÃO e é conhecido há longa data. Muitas das reoperações de varizes são feitas para corrigir esses novos vasos.

Leia (texto científico em inglês) mais em https://www.ejves.com/article/S1078-5884(11)00379-0/pdf

Como os vasos neoformados ocorrem bem na região da cicatriz, às vezes são confundidos com as varizes pré-existentes. Contudo, exames microscópicos evidenciaram diferenças nas células das veias neoformadas, em comparação com as veias originais. Além disso, nunca podemos nos esquecer que o fenômeno que  causa as varizes não cessa com a cirurgia.

Uma coisa é certa: a maioria dos pacientes melhora com o tratamento cirúrgico bem feito, isso está provado cientificamente. Mas, a grande notícia ficou para o final…

Varizes sem cirurgia… Pode???

Em primeiro lugar, a boa notícia é: A TECNOLOGIA DO SÉCULO XXI FOI INCORPORADA AO TRATAMENTO DOS VASINHOS E VARIZES! A RESPOSTA É SIM!!!

Obviamente, ainda há lugar para a cirurgia, mas muitíssimos casos são tratados com LASER E OUTRAS TECNOLOGIAS AVANÇADAS.

Leia agora  10 respostas sobre o tratamento de vasinhos com laser que você precisa ler!

Tratamento de varizes sem internação

Tratamento com laser transdérmico

 

Em segundo lugar, procure um especialista em Angiologia ou em Cirurgia Vascular e marque sua consulta. Então siga o nosso conselho e não adie mais! Se estiver em Belo horizonte, Nova Lima, Contagem ou em Minas Gerais, segue o nosso contato:

https://www.claudiasathler.com/localizacao-contato/

Consequentemente, você poderá seguir de vitória em vitória, rumo a uma vida com bem estar e qualidade. Também sugerimos que entre no site da Sociedade Brasileira de angiologia e Cirurgia Vascular e saiba mais sobre a nossa especialidade e sobre a segurança que somente o médico especialista pode oferecer:

http://www.sbacv.com.br/artigos/medicos/origem-e-importancia-da-angiologia

http://www.sbacv.com.br/imprensa/releases/campanha-alerta-para-riscos-de-tratar-varizes-e-vasinhos-nas-pernas-inadequadamente

Se quiser conferir outro artigo sobre a Progressão das Varizes, leia O que são varizes recidivadas? As varizes voltam após o tratamento?

Se você gostou desse conteúdo, volte ao início e avalie com 5 estrelinhas, porém não deixe de curtir e compartilhar. Além disso também queremos também que deixe o seu comentário e sugestão de qual assunto você gostaria que abordássemos aqui. Abraço!

Postado em: Informativo

Deixe um Comentário (0) →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA