Blog

Varizes: novos insights para um velho problema! Parte 3- Consequências

Varizes: novos insights para um velho problema! Parte 3- Consequências

Em primeiro lugar, você, que está chegando, sabia que estamos escrevendo um série, com novos insights sobre as varizes?

Se quiser ler os artigos anteriores, clique nos links abaixo:

Varizes: novos insights para um velho problema! Parte 1 – Introdução

https://www.claudiasathler.com/varizes-novos-insights-para-um-velho-problema-parte-2-causas/

O entendimento sobre as as causas das varizes pode ser um pouco custoso. Em nosso último post, no link acima, tratamos sobre isso.

Afirmamos que, mesmo nós, especialistas em Varizes, ainda não pudemos desvendar todo o mistério que envolve suas causas.

Entretanto, à medida em que você avançar na leitura, irá crescer na compreensão do problema das varizes. Fique tranquila (o)!

A batalha contra as varizes tem de ser feita diariamente. Venha conosco e vamos equipar você para ganhar pontos todos os dias!

Hoje, faremos uma abordagem mais específica sobre as consequências das varizes.

O que as varizes estão causando no seu organismo? Continue lendo…

Varizes: Prejuízo estético ou na saúde?

Antes de mais nada, uma coisa não exclui a outra. Pode haver uma doença séria nas veias com menor comprometimento estético, bem como um grau mais leve de doença com aparência comprometida.

Lembra-se da Classificação CEAP, muitas vezes mencionada aqui? Pois bem, não devemos julgar o problema das varizes somente pela aparência, mas analisar sinais e sintomas.

Dessa forma, a apresentação das varizes varia grandemente, com a idade da pessoa, o tempo de acometimento e de fatores que agravam a doença, como peso excessivo.

Embora a maioria das (os) portadores de varizes tenha sintomas, muitos não estão conscientes disso, atribuindo as dores nas pernas apenas ao cansaço.

Entretanto, ao iniciarem o tratamento prescrito pelo Angiologista, mesmo não fazendo uso de analgésicos, muitos desses pacientes experimentarão alívio total do incômodo que sentiam.

Mesmo que consideremos a saúde mais importante que o aspecto estético, não podemos ignorar que uma boa parte dos pacientes procura o Angiologista movido por um desejo de melhorar a aparência das pernas.

A lista de sintomas é grande e não podemos deixar de repetí-la, mesmo que você já tenha lido a respeito várias vezes, em vários lugares.

Dor, cansaço nas pernas, queimação, formigamento, inchaço, cãibras, sensação de não ter lugar para por as pernas (“Restless Legs“) , sensação de latejamento ou pulsação nas pernas… e por aí vai…

Nosso diferencial é que iremos explicar o porquê das queixas e como as varizes podem danificar a própria pele.

Varizes

e A Síndrome da Hipertensão Venosa

Em primeiro lugar, falemos sobre o problema que está na base de todos os sintomas e sinais na doença das veias:

A Hipertensão Venosa.

Aparentemente, as pessoas estão bem familiarizadas com a Hipertensão Arterial, mas pouco ouviram sobre a Hipertensão Venosa.

Em segundo lugar, vamos recordar 2 causas principais da doença varicosa: problemas com as válvulas venosas e com a bomba muscular, o coração das veias, lembra-se?

Quando há um ou ambos os problemas associados, o retorno do sangue venoso ao coração ficará lento, redundando em aumento da pressão nas veias.

A partir desse fluxo lento e aumento subsequente da pressão nas veias, uma cascata de eventos irá ser desencadeada. Veremos a seguir.

Varizes: Porque minhas pernas doem e incham?

Afinal, você já parou para pensar nisso? Pode ser que não… muita gente, mas muita mesmo, pensa que sentir dor nas pernas é normal!!!

Confira o link Dor nas pernas remédios grátis

Um dos eventos associados ao aumento da pressão nas veias é a produção de substâncias inflamatórias, as quais podem aumentar sensibilidade, temperatura e dor.

Há também uma fuga de líquido e células da corrente sanguínea para os tecidos, por pequenos poros que se abrem, fenômeno chamado aumento da permeabilidade capilar, .

Consequentemente, haverá líquido excedente infiltrando os tecidos, o que chamamos de inchaço ou edema. Por essa razão, ocorre a sensação de peso nas pernas.

Varizes: Alterações na pele/escurecimento/eczema/úlcera

Surpreendentemente, as perturbações ligadas ao aumento da pressão nas veias podem ser ainda mais graves.

Além da saída do líquido corrente no vaso, algumas células, tipos de leucócitos, podem sair e liberar enzimas e radicais livres que inflamam e danificam os tecidos.

Também, a migração  de hemácias para fora do vaso pode escurecer a pele. Há degradação da hemoglobina com liberação de ferro.

O ferro livre no meio do tecido oxida e vira um pigmento escuro, chamado hemossiderina. A esse processo, denominamos “Dermatite ocre” (vide foto).

Muitos pacientes sao encaminhados ao Angiologista pelo Dermatologista, devido à presença de manchas marrons próximas aos tornozelos, com suspeita de “Dermatite ocre”.

Além disso, a inflamação crônica dos tecidos pode ameaçar a oxigenação dos tecidos até o ponto de perda tecidual, ou seja, uma úlcera de difícil cicatrização.

Em quadros graves como o supracitado, o risco de trombose venosa também aumentará, podendo agravar ainda mais o quadro do paciente.

Se houver interesse, você pode ler o artigo abaixo e se aprofundar mais no assunto.

https://www.ejves.com/article/S1078-5884(15)00312-3/pdf

Como dissemos, anteriormente, precisamos aumentar o entendimento desse processo para desenvolver novos tratamentos.

 Confira recente pesquisa experimental nesse link

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30621537

RESUMO

Em conclusão, as varizes podem apresentar-se como um quadro menor e com poucos sintomas ou como uma doença com graves repercussões.

Suas causas estão ligadas ao mau funcionamento das válvulas venosas e da bomba muscular, promovendo aumento da pressão venosa.

O aumento da pressão venosa desencadeia inflamação que gera dor, inchaço e, até mesmo, alterações da pele, como úlceras.

Entretanto, tudo isso pode ser prevenido com o entendimento da doença venosa gerando as varizes e com o tratamento médico.

Lembre-se que o angiologista é o médico especializado em veias que pode esclarecer dúvidas adicionais.

Entre no site da Sociedade Brasileira de angiologia e Cirurgia Vascular e saiba mais sobre a nossa especialidade e sobre a segurança que somente o médico especialista pode oferecer:

http://www.sbacv.com.br/artigos/medicos/origem-e-importancia-da-angiologia

http://www.sbacv.com.br/imprensa/releases/campanha-alerta-para-riscos-de-tratar-varizes-e-vasinhos-nas-pernas-inadequadamente

Se você gostou desse conteúdo, volte ao início e avalie com 5 estrelinhas! Curta e compartilhe!

Queremos também que deixe o seu comentário e sugestão de qual assunto você gostaria que abordássemos aqui. Abraço!

 

 

Postado em: Informativo

Deixe um Comentário (2) →

2 respostas para “Varizes: novos insights para um velho problema! Parte 3- Consequências”

  1. Keila disse:

    Gostei demais, todos os angiologista poderiam explicar pra seus pacientes isto que a senhora escreveu, evitando assim cirurgia desnecessária. Pondo em risco a saúde do paciente. Pena que tive esse conhecimento do agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA