Blog

REFLUXO NA VEIA SAFENA, SIGNIFICADO E ABORDAGEM

REFLUXO NA VEIA SAFENA, SIGNIFICADO E ABORDAGEM

Refluxo na veia safena, significado e abordagem, vale a pena prestar atenção nisso!

Refluxo genericamente, o que significa?

Primeiramente, é bom ressaltar que, com o advento da ultrassonografia associada ao Doppler colorido, a palavra refluxo ganhou novo significado. Sim, o refluxo está presente em várias situações anormais, no corpo humano, assim, sempre que ocorrer fluxo em direção contrária àquela que seria fisiológica, normal, teremos um tipo de refluxo.

Provavelmente, você, mamãe, que tem seu bebê ou filho pequeno sabe muito bem quanto problema pode causar um refluxo do estômago para o esôfago.

Além disso, sabemos que pode ocorrer refluxo nas válvulas cardíacas, detectado pelo exame físico, durante a ausculta do coração e pelo exame de ecocardiograma.

Refluxo nas veias dos membros inferiores

Semelhantemente, refluxo nas veias das pernas também é causa de doença venosa e consequência do mau funcionamento das válvulas venosas presentes nas paredes das veias.

Imaginem no trânsito, numa via de mão única, carros entrando na contramão. Certamente, teremos um atraso no fluxo, um tipo de congestão, certo? Assim, seguindo este raciocínio, ele pode nos ajudar a entender a perturbação consequente em aumento da pressão dentro do sistema venoso, em decorrência do refluxo.

Enquanto isso, o aumento da pressão no interior das veias nos membros inferiores gera uma síndrome inflamatória caracterizada por sintomas como dor, queimação, cãibras, dormência, sensação de peso e cansaço, falta de lugar para por as pernas.

Frequentemente, em fases mais avançadas do problema, podemos observar sinais como edema (inchaço) e alterações da pele que vão desde a coloração escurecida, até a textura, endurecida. Eczema e úlceras fazem parte do estágio mais grave da doença.

Saiba mais em Varizes: novos insights para um velho problema! Parte 3- Consequências

 

Refluxo na veia safena, significado e abordagem

Falamos um pouco do refluxo nas veias das pernas, genericamente. Entretanto,  há uma veia especial, um tronco do sistema venoso superficial, a veia safena. Na realidade, temos várias safenas em cada membro.

As veias safenas mais regularmente encontradas são a veia safena magna (ou safena interna), a veia safena parva (ou safena externa) e as veias safena acessórias (anterior e posterior). Dentre as veias safenas supracitadas, a mais comumente acometida por refluxo é a veia safena magna. Um dado interessante da literatura é a alta frequência de detecção de refluxo de algum segmento de safena mesmo em pacientes com pequenos vasinhos.

O que fazer quando há refluxo na veia safena?

Certamente, é importante fazer separação entre os casos em que há refluxo de um segmento único e curto da veia safena e aqueles em que o comprometimento é extenso ou mesmo total.

Contudo, é relevante detectar se há comprometimento das válvulas que comunicam a veia safena, superficial, com uma veia profunda, femoral comum ou poplítea.

Inúmeros estudos têm demonstrado a correlação do diâmetro do vaso, veia safena, com a gravidade da doença. Quanto maior o diâmetro, tanto mais grave tende a ser a repercussão clínica no doente.

Finalmente, o tempo de manifestação da doença e a idade do paciente podem ser considerados fatores agravantes. Mais importante que tudo, é observar se a doença já está manifesta em lesões cutâneas e sintomas graves.

Você saberia dizer qual o seu grau de varizes? Ou melhor, você tem varizes ou “vasinhos” ou veias?
Saiba quais são as classes de doenças de circulação venosa pela CEAP

Os fatores agravantes do refluxo nas veias safena são:

  • Quadro clínico grave no paciente
  • Comprometimento da válvula que comunica com veias profundas
  • Aumento significativo dos diâmetros do vaso
  • Extensão do refluxo
  • Tempo de manifestação da doença e idade do paciente

Assim, quando os fatores acima estão presentes, há uma tendência para o tratamento direto (Ablação térmica, Ablação química ou Extração cirúrgica) na veia safena devido à magnitude clínica do quadro. Leia mais em Safena-mitos 

 

Em resumo:

A presença pura e simples de refluxo na veia safena não é sinônimo de condenação inexorável desse vaso! O angiologista saberá interpretar a gravidade e a relevância do problema e dizer se será necessária a intervenção direta sobre ele.
Você sabe o que faz um angiologista?

Também, se você deseja se aprofundar mais no assunto, leia os estudos abaixo para entender que, estatisticamente, o padrão de refluxo mais comum é o refluxo segmentar. Assim, podemos selecionar pacientes cujas varizes podem ser tratadas sem a necessidade de tratamento direto sobre a veia safena.

Padrões de refluxo nas veias safenas em homens com insuficiência venosa crônica

Probabilidade de refluxo nas veias safenas de mulheres com diferentes graus de insuficiência venosa crônica

Para saber sobre as técnicas de tratamento direto da veia safena, clique aqui  Conheça 7 tecnologias para o combate de vasinhos e varizes

 

Novidade: Varizes sem cirurgia… Pode???

Em primeiro lugar, a boa notícia é: A TECNOLOGIA DO SÉCULO XXI FOI INCORPORADA AO TRATAMENTO DOS VASINHOS E VARIZES! A RESPOSTA É SIM!!!

Obviamente, ainda há lugar para a cirurgia, mas muitíssimos casos são tratados com LASER E OUTRAS TECNOLOGIAS AVANÇADAS.

Leia agora  10 respostas sobre o tratamento de vasinhos com laser que você precisa ler!

Tratamento de varizes sem internação

Tratamento com laser transdérmico

Em segundo lugar, procure um especialista em Angiologia ou em Cirurgia Vascular e marque sua consulta. Então siga o nosso conselho e não adie mais! Se estiver em Belo horizonte, Nova Lima, Contagem ou em Minas Gerais, segue o nosso contato:

https://www.claudiasathler.com/localizacao-contato/

Todavia, você poderá seguir de vitória em vitória, rumo a uma vida com bem estar e qualidade. Assim sugerimos que entre no site da Sociedade Brasileira de angiologia e Cirurgia Vascular e saiba mais sobre a nossa especialidade e sobre a segurança que somente o médico especialista pode oferecer:

http://www.sbacv.com.br/artigos/medicos/origem-e-importancia-da-angiologia

http://www.sbacv.com.br/imprensa/releases/campanha-alerta-para-riscos-de-tratar-varizes-e-vasinhos-nas-pernas-inadequadamente

Se quiser conferir outro artigo sobre a Progressão das Varizes, leia O que são varizes recidivadas? As varizes voltam após o tratamento?

Enfim, se você gostou desse conteúdo, volte ao início e avalie com 5 estrelinhas, porém não deixe de curtir e compartilhar. Além disso também queremos também que deixe o seu comentário e sugestão de qual assunto você gostaria que abordássemos aqui. Abraço!

Postado em: Informativo

Deixe um Comentário (27) →

27 respostas para “REFLUXO NA VEIA SAFENA, SIGNIFICADO E ABORDAGEM”

  1. Maria Viana disse:

    Estou preocupada pois não tem vaga para o vascular

    • csathler disse:

      Olá, Maria! Ligue 31-32621862 e marque sua consulta!Pode ser Zap (31-992845963) também! Abraço!

  2. Adriana disse:

    Gostaria de informação sobre o refluxo na safena e seus sintomas no futuro. O problema poderá avançar para uma trombose? Caso opte por não fazer a intervenção cirúrgica.

    • csathler disse:

      Olá Adriana! O texto: “Refluxo na Veia Safena, Significado e Abordagem” traz algumas informações pertinentes à sua dúvida. Quanto ao temor de uma trombose futura, recomendo que você seja avaliada periodicamente pelo angiologista para saber se o problema do refluxo está aumentando. Somente assim você poderá reduzir o risco de eventuais complicações. Abraço!

  3. Fernanda Dias disse:

    Bom dia fiz um eco dopler e o resultado foi incompetência valvular ostial e troncular safena interna esquerda.
    Acho estranho porque o único sintoma é edema nos tornozelos e algum peso mas pernas.
    Será necessário operar?

    • csathler disse:

      Bom dia, Fernanda! Devemos sempre analisar as informações do exame Doppler em conjunto com o exame clínico. O exame clínico inclui as queixas do paciente e os sinais que o médico encontra no exame físico. O edema no tornozelo, por exemplo, é um desses sinais. Então, somente conversando com o seu angiologista você terá a resposta da sua pergunta, se deve ou não, ser operada. Espero ter-lhe ajudado, abraço!

  4. Josefa maria disse:

    Olá meu nome é Josefa fis o ecodopler venoso e a conclusão foi , refluxo em sistema venoso profundo bilateral _insulficiencia segmentar da veia safena e mais outras coisas estou muito prelcupada

    • csathler disse:

      Bom dia, Josefa! Esse resultado deve ser analisado junto ao seu angiologista. Não é conveniente analisar os dados do exame isoladamente, mas levar em conta os sintomas e sinais encontrados no exame físico. Seguindo o tratamento adequado, você irá melhorar. Espero ter ajudado você. abraço!

  5. Liliana Abreu disse:

    Bom dia…fiz um ecodoppler venoso dos membros inferiores e o resultado é :
    Incompetência ostial e troncular da VPS Direita e Permeabilidade luminal e integridade hemodinâmica dos restantes eixos venosos profundos e superficiais de ambos os membros inferiores.
    Por favor poderia me explicar qual o tratamento possível?

    • csathler disse:

      Bom dia, Liliana! Esse resultado deve ser analisado junto ao seu angiologista. Não é conveniente analisar os dados do exame isoladamente, mas levar em conta os sintomas e sinais encontrados no exame físico. Espero ter ajudado você. abraço!

  6. Aparecida disse:

    Estou com refluxo na safena Magna .O médico disse que tenho que fazer cirurgia. Tive uma trombose pulmonar recente. Estou ansiosa. Com medo da cirurgia.

    • csathler disse:

      Prezada Aparecida, boa tarde!
      Seu caso inspira cuidados, sem dúvida! Desde que você teve uma trombose pulmonar recente, pode estar sendo cuidada também pelo médico pneumologista. Então, ambos devem estar lhe acompanhando, verificando a evolução do seu quadro e sendo assim, poderão lhe esclarecer quanto às suas preocupações. Abraço!

  7. Lilian Perez disse:

    Oi boa noite fiz o exame é deu a conclusão que insuficiência parcial da aveia safena magna veias colaterais insuficiente meu médico disse que as minhas veias estão todas dilatadas e disse se não fazer a cirugia pode sim virar uma trombose queria saber isso pode acontecer om esse resultado??

    • csathler disse:

      Prezada Lilian, boa tarde!
      Para dar essa resposta, o angiologista tem de fazer o exame completo do paciente e não somente, levar em conta o exame duplex scan/ecoDoppler, ok? Abraço!

    • csathler disse:

      Bom dia, Lilian! Riscos associados aos procedimentos terapêuticos são estabelecidos caso a caso, após exame clínico e exames de imagem. Esperamos ter ajudado você. Abraço!

  8. Leila Barcelli disse:

    Boa noite estou a 3 meses sentindo dores nas pernas abaixo do joelho direito, passei pelo vascular fiz o exame ecodoppler, e hoje levei o resultado para ele, que diz que: Veia safena magna pérvia compressivel e sem conteúdo intra-luminal. Análise fluxometria com sinais de refluxo patológico, a partir de 8,0 cm abaixo do joelho, até 16cm. O médico me disse que se estiver doendo ou por estética pode se operar. Mas eu disse que está doendo nada ver com estética, trabalho muito tempo em pé, o que você acha se eu não operar isso pode piorar por favor me ajude.

    • csathler disse:

      Prezada Leila, boa tarde! Se você trabalha muito em pé, tem refluxo na veia safena e está sentindo dor nas pernas, ao que tudo indica, a causa pode ser pela doença venosa crônica.
      Antes de decidir se será submetida a uma intervenção médica, algumas atitudes podem lhe ajudar:
      Fazer exercícios físicos, se estiver sedentária; perder peso, se estiver com sobrepeso; fazer uso das meias de compressão indicadas, conforme o seu caso, orientação essa que você pode ouvir do especialista que lhe atende. Espero ter-lhe ajudado. Abraços, Cláudia Sathler.

  9. Kalinne disse:

    Fui no médico e depois de ver exames e avaliar meu caso, constatou-se uma inversão do fluxo de sangue na veia safena.
    Estou grávida de 32 semanas, estou muito preocupada, principalmente com o parto, no qual optei pela cesárea. Tem algum problema? Quais os riscos que corro? E minha bebê?
    Graças a Deus nunca senti nada, porém com uma constante dormência nos membros descobri isso. Fiquei tão triste!
    Preciso de uma luz que me acalme, porque para os médicos tudo parece normal.

    • csathler disse:

      Prezada e querida Kalinne, sua mensagem foi tocante para mim, ao ponto de desejar poder falar pessoalmente com você, no intuito de amenizar suas apreensões.
      De forma geral, tenho algumas recomendações que podem lhe ajudar:
      Faça vários períodos de repouso por quinze minutos, com os pés elevados (acima do nível do umbigo), todos os dias; não use calçados planos como chinelos, sandálias rasteiras e sapatilhas sem salto, use sempre um calçado com salto médio de 3 cm de altura; reduza o consumo de sal; tente se exercitar, de acordo com a permissão do obstetra; por último, considero fundamental o uso das meias de compressão, que devem ser prescritas pelo médico competente, de acordo com o seu caso.
      Fazendo tudo isso, você irá melhorar, independentemente da inversão do fluxo de sangue na veia safena. Espero, sinceramente, ter-lhe ajudado e envie notícias dos resultados após seguir as recomendações. Abraços, Cláudia Sathler.

  10. Marta disse:

    Boa tarde, a semana passada fiz um duplex scan dos membros inferiores, a safena magna do membro inferior esquerdo exibe refluxo extenso na perna e coxa. União safeno-femoral exibe refluxo severo (profundidade em relação à pele: 1,7 cm). Em 2016 fiz este mesmo exame e o resultado foi refluxo moderado, este ano de 2018 evoluiu pra refluxo severo. Será necessário procedimento cirúrgico? no membro inferior direito a safena magna exibe refluxo na perna e na coxa a partir de veia tributaria insuficiente da região inguinal e a união safeno-femural mostra-se competente, será necessário cirurgia também?

    • csathler disse:

      Prezada Marta, boa noite! A doença venosa tem caráter progressivo. Sobre a potencial indicação cirúrgica, somente após o exame físico com o especialista em angiologia/cirurgia vascular. Você já deve estar providenciando, certo? Abraço, Cláudia Sathler.

  11. Giomar disse:

    Ressentimento fiz untrason das pernas e foi detectado refluxo na safra. Minha médica me indicou usar as meias compressão média e fazer exercícios. Usar também uma medicação chamado Diosmim de 500mg. Será que isso é o suficiente para melhorar meu problema?

  12. Tatiana Barboza Magalhães disse:

    Parabéns pelo texto! Muito esclarecedor. Recentemente fiz uma USG no membro inferior Direito e a conclusão foi: insuficiência segmentar da veia safena magna e insuficiência da safena parva. É caso de cirurgia e se for…qual os riscos??
    Iniciei uma medicação chamada venovaz

    • csathler disse:

      Olá Tatiana, boa tarde! Que bom que você gostou do texto! Sobre sua dúvida em relação ao exame, devemos salientar que o exame é um método auxiliar, juntamente com a anamnese e o exame físico. Sendo assim, o angiologista saberá lhe orientar quanto ao que fazer. Um abraço e obrigada pelo comentário!

  13. Eliene disse:

    Boa noite! Fiz um ecodopler e estou com a safena interna magna insuficiente com refluxo desde a ligadura da junção safeno femural até o tornozelo, veias tributárias das safena magna insuficiente, sistema venoso superficial de safenas internas pervio incompetentes bilateralmente, e tem perfurantes insuficientes. Já fiz duas cirurgias na perna esquerda e agora o médico disse pra fazer tratamento com espuma ecoguiada. Mas se eu não fizer será que corro risco De dar trombose ou outro problema por causa destes resultados? Por favor me oriente melhor! Deus lhe pague!

    • csathler disse:

      Olá Eliene! O EcoDoppler demonstrou várias anormalidades, além do que, você já foi submetida a cirurgias anteriores. O problema das varizes não tem cura, por isso é importante seguir tratando continuamente, da mesma forma que você vai ao ginecologista ou ao cardiologista. O tratamento contínuo reduz os riscos de complicações como trombose e outras. Espero ter-lhe ajudado. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA