Blog

Qual é o melhor tratamento de varizes?

Qual é o melhor tratamento de varizes?

COMO SABER?

“Qual o melhor tratamento de varizes?” Essa é a pergunta que eu ouço com tanta frequência no consultório e que deve estar na cabeça de muita, muita gente, neste exato momento.

Evidentemente, quem pudesse respondê-la com perfeição estaria na condição de oráculo do século, viraria um guru, muito reverenciado.

Porém, do ponto de vista científico, não podemos ousar tanto… Podemos, sim, pensar em bases racionais e, portanto, realistas para essa questão.

Antes de seguir em frente na leitura, convidamos você a conhecer nossa nova série:

“Varizes: Novos Insights Para um Velho Problema”

Varizes: novos insights para um velho problema! Parte 1 – Introdução

https://www.claudiasathler.com/varizes-novos-insights-para-um-velho-problema-parte-2-causas/

https://www.claudiasathler.com/varizes-novos-insights-para-um-velho-problema-parte-3-consequencias/

Varizes: novos insights para um velho problema! Parte 4 – Reabilitação Venosa

https://www.claudiasathler.com/varizes-novos-insights-para-um-velho-problema-parte-5-tratamento/

Varizes e Vasinhos: Classificação

Antes de tudo, sobre o conceito “varizes”, para responder a essa pergunta “qual o melhor tratamento para varizes?”, teríamos de saber se você tem varizes, vasinhos ou veias.

Vale visitar o link do nosso blog, que explica a diferença com a padronização internacional CEAP, criada há mais de 20 anos. Grosso modo, Varizes são veias doentes, tortuosas e dilatadas, com diâmetro maior que 3 milímetros.

Por outro lado, vasinhos seriam aqueles vasos anormais entre 1-3 milímetros, as Veias Reticulares; outros menores ainda, com menos de 1 milímetro, são as Telangiectasias. “Veia” é apenas uma designação genérica para qualquer vaso do sistema venoso.

Dizem que tamanho não é documento, mas, para o médico que trata varizes, o angiologista, tamanho importa, sim. E muito.

“Qual o melhor tratamento de varizes?”

Inicialmente, vamos trabalhar com a ideia previamente estabelecida que, o tratamento varia de acordo com o diâmetro do vaso, de forma geral.

Tratamento dos Vasinhos

Sendo assim, vasos afetados pela doença varicosa e que têm menor calibre podem ser tratados através da pele, com disparos de LASER transdérmico e com injeções líquidas de químicos esclerosantes.

Da mesma forma, a associação do LASER transdérmico com injeções de esclerosantes potencializa os resultado:

Tratamento rápido para microvarizes com Laser em BH

Tratamento das Varizes

Entretanto, os vasos doentes de maior calibre, as varizes (maiores que 3 milímetros) podem exigir tratamento com cirurgia, para extirpá-los ou com químicos sob forma de espuma, mais poderosos.

Tratamento da Veia Safena

Relativamente à veia safena, temos tratamentos diferenciados: Cirurgia convencional ou Ablações, Térmicas ou com Espuma.

Preferencialmente, a comunidade internacional pende para a termoablação da veia safena, ao invés da cirurgia convencional.

Termoablação “(vide link termoablação da veia safena, com vídeo) é um tipo de “cauterização” por calor através de um cateter (radiofrequência) ou de uma fibra ótica (LASER) introduzidos dentro da veia, sob visão de ultrassom.

Para quem não está satisfeito, existem ainda outros novos dispositivos e até mesmo um tipo de cola (cianoacrilato) pode ser usado para neutralizar uma safena doente. Contudo, esse método ainda não está em vigência no Brasil (2019).

Ver Safena doente: novo tratamento; tecnologia e bons resultados; assista e saiba mais

Assista ao Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9YaUviacgGs&feature=youtu.be

RESUMO

Finalmente, para a pergunta, “qual o melhor tratamento para varizes” ainda não temos aquela resposta quase mágica, o tratamento perfeito.

Mas, temos muitas boas soluções, frutos de grandes inovações que surgiram nas últimas décadas.

O tratamento varia de acordo com o tipo e tamanho do vaso doente e também com a repercussão clínica, isto é, os sinais (p. ex.: inchaço/edema ou lesões de pele) e sintomas (p. ex.: dor e queimação nas pernas) que a doença provoca.

Gosto da expressão usada por um importante angiologista francês, Pittaluga: “Tratamento a la carte”de varizes específico para cada tipo de apresentação de veias doentes.

Específico para cada paciente como um indivíduo singular, único. Confira no Link abaixo interessante matéria sobre o tema:

https://globoplay.globo.com/v/7026062/

Sobre o assunto, deixe seu comentário ou dúvida. Isso sempre dá o que falar! E baixe também o nosso EBOOK sobre tratamento de vasinhos e varizes:   https://portal.claudiasathler.com

Se você tem Varizes e ou Vasinhos, não deixe de marcar sua consulta com o Angiologista.

Entre no site da Sociedade Brasileira de angiologia e Cirurgia Vascular e saiba mais sobre a nossa especialidade e sobre a segurança que somente o médico especialista pode oferecer:

http://www.sbacv.com.br/artigos/medicos/origem-e-importancia-da-angiologia

http://www.sbacv.com.br/imprensa/releases/campanha-alerta-para-riscos-de-tratar-varizes-e-vasinhos-nas-pernas-inadequadamente

Se você gostou desse conteúdo, volte ao início e avalie com 5 estrelinhas! Curta e compartilhe!

Queremos também que deixe o seu comentário e sugestão de qual assunto você gostaria que abordássemos aqui. Abraço!

Postado em: Informativo

Deixe um Comentário (0) →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AGENDE SUA CONSULTA